O presente trabalho refere-se a um relato de experiência enquanto resultado do projeto de extensão, intitulado: “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: acompanhamento e monitoramento dos (as) alunos(as), em descumprimento na Escola Nazinha Barbosa da Franca”, localizada no Bairro de Manaíra, em João Pessoa-PB, em que procura-se fazer uma análise das consequências das faltas dos alunos(as) matriculados(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF). Objetiva-se, portanto, verificar o quantitativo de alunos que estão em descumprimento da frequência, a fim de buscar compreender as possíveis razões que contribuem para tal realidade social, bem como apresentar os dados e análises alcançados, na intenção de proporcionar à mencionada unidade escolar e a todos os segmentos envolvidos, elementos que viabilizem uma interlocução pautada em orientação crítica, quanto às sanções impostas pelo PBF. Assim, torna-se urgente criarem-se estratégias de estímulo à prevenção de tais situações. A presente análise sugere que a ausência em sala de aula ocorre em função das condições precárias em que vivem os alunos, associado aos graves problemas sociais, dentre eles: violência urbana e familiar, abandono familiar, tráfico de drogas, trabalho infantil, exploração sexual, Bullying, entre outros. Espera-se também, por meio desta análise, verificar quais os desdobramentos ocorridos, a partir da implementação do referido projeto, no tocante ao cumprimento da frequência, junto aos sujeitos inseridos neste processo.