Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA

Palavra-chaves: PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, CONDICIONALIDADES, EDUCAÇÃO Pôster (PO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20301
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2152
    "inscrito_id" => 7881
    "titulo" => "AS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA"
    "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um relato de experiência enquanto resultado do projeto de extensão, intitulado: “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: acompanhamento e monitoramento dos (as) alunos(as), em descumprimento na Escola Nazinha Barbosa da Franca”, localizada no Bairro de Manaíra, em João Pessoa-PB, em que procura-se fazer uma análise das consequências das faltas dos alunos(as) matriculados(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I,  beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF). Objetiva-se, portanto, verificar o quantitativo de alunos que estão em descumprimento da frequência, a fim de buscar compreender as possíveis razões que contribuem para tal realidade social, bem como apresentar os dados e análises alcançados, na intenção de proporcionar à mencionada unidade escolar e a todos os segmentos envolvidos, elementos que viabilizem uma interlocução pautada em orientação crítica, quanto às sanções impostas pelo PBF. Assim, torna-se urgente criarem-se estratégias de estímulo à prevenção de tais situações. A presente análise sugere que a ausência em sala de aula ocorre em função das condições precárias em que vivem os alunos, associado aos graves problemas sociais, dentre eles: violência urbana e familiar, abandono familiar, tráfico de drogas, trabalho infantil, exploração sexual, Bullying, entre outros. Espera-se também, por meio desta análise, verificar quais os desdobramentos ocorridos, a partir da implementação do referido projeto, no tocante ao cumprimento da frequência, junto aos sujeitos inseridos neste processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, CONDICIONALIDADES, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID7881_15082016214915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CIDA PEREIRA"
    "autor_email" => "cida_map@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20301
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2152
    "inscrito_id" => 7881
    "titulo" => "AS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA"
    "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um relato de experiência enquanto resultado do projeto de extensão, intitulado: “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: acompanhamento e monitoramento dos (as) alunos(as), em descumprimento na Escola Nazinha Barbosa da Franca”, localizada no Bairro de Manaíra, em João Pessoa-PB, em que procura-se fazer uma análise das consequências das faltas dos alunos(as) matriculados(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I,  beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF). Objetiva-se, portanto, verificar o quantitativo de alunos que estão em descumprimento da frequência, a fim de buscar compreender as possíveis razões que contribuem para tal realidade social, bem como apresentar os dados e análises alcançados, na intenção de proporcionar à mencionada unidade escolar e a todos os segmentos envolvidos, elementos que viabilizem uma interlocução pautada em orientação crítica, quanto às sanções impostas pelo PBF. Assim, torna-se urgente criarem-se estratégias de estímulo à prevenção de tais situações. A presente análise sugere que a ausência em sala de aula ocorre em função das condições precárias em que vivem os alunos, associado aos graves problemas sociais, dentre eles: violência urbana e familiar, abandono familiar, tráfico de drogas, trabalho infantil, exploração sexual, Bullying, entre outros. Espera-se também, por meio desta análise, verificar quais os desdobramentos ocorridos, a partir da implementação do referido projeto, no tocante ao cumprimento da frequência, junto aos sujeitos inseridos neste processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, CONDICIONALIDADES, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID7881_15082016214915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CIDA PEREIRA"
    "autor_email" => "cida_map@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho refere-se a um relato de experiência enquanto resultado do projeto de extensão, intitulado: “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: acompanhamento e monitoramento dos (as) alunos(as), em descumprimento na Escola Nazinha Barbosa da Franca”, localizada no Bairro de Manaíra, em João Pessoa-PB, em que procura-se fazer uma análise das consequências das faltas dos alunos(as) matriculados(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF). Objetiva-se, portanto, verificar o quantitativo de alunos que estão em descumprimento da frequência, a fim de buscar compreender as possíveis razões que contribuem para tal realidade social, bem como apresentar os dados e análises alcançados, na intenção de proporcionar à mencionada unidade escolar e a todos os segmentos envolvidos, elementos que viabilizem uma interlocução pautada em orientação crítica, quanto às sanções impostas pelo PBF. Assim, torna-se urgente criarem-se estratégias de estímulo à prevenção de tais situações. A presente análise sugere que a ausência em sala de aula ocorre em função das condições precárias em que vivem os alunos, associado aos graves problemas sociais, dentre eles: violência urbana e familiar, abandono familiar, tráfico de drogas, trabalho infantil, exploração sexual, Bullying, entre outros. Espera-se também, por meio desta análise, verificar quais os desdobramentos ocorridos, a partir da implementação do referido projeto, no tocante ao cumprimento da frequência, junto aos sujeitos inseridos neste processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.