AS RELAÇÕES ENTRE BRINCAR E APRENDER: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20361 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 544 "inscrito_id" => 1524 "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE BRINCAR E APRENDER: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Este trabalho objetiva ‘Investigar As relações entre brincadeira e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de crianças desse nível de ensino’. Focalizamos como sujeitos do trabalho, quinze crianças que tinham, em média, de 6 a 8 anos de idade e, como lócus, o Núcleo de Educação da Infância/UFRN. Ao longo desse trabalho, utilizaremos uma metáfora a História de Alice no País das Maravilhas. Vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumento de construção de dados a entrevista narrativa e a observação. Para as nossas análises, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Piaget (1976), Kramer (1993), Brougère (1997), Vygotsky (1998), Kishimoto (1999), Borba (2007), etc. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que as crianças proferem que: a brincadeira é uma atividade importante; que os professores devem saber fazer brincadeiras; proporcionar momentos para que ela aconteça e que a brincadeira é uma atividade cultural. Eles destacam também que a brincadeira é uma atividade específica de crianças. As crianças ouvidas além de definirem o que é brincadeira e falarem da sua especificidade dizem gostar muito dessa atividade, pois proporciona muita diversão e aprendizagens. Elas aprendem a se divertirem mais e conviver mais com os amigos, aprendem as regras das brincadeiras, aprendem também a dividir os brinquedos com os amigos, enfim, aprendem muitas coisas. Na nossa compreensão, a fala das crianças poderá se constituir em referências norteadoras para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas no Ensino Fundamental.\r\n \r\n \r\n Palavras-chave: Criança. Brincadeira. Linguagem. Ensino Fundamental. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CRIANÇA, BRINCADEIRA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1524_02082016153548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "UILIETE" "autor_email" => "etinharon@gmail.com" "autor_ies" => "NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEI/CAP/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20361 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 544 "inscrito_id" => 1524 "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE BRINCAR E APRENDER: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Este trabalho objetiva ‘Investigar As relações entre brincadeira e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de crianças desse nível de ensino’. Focalizamos como sujeitos do trabalho, quinze crianças que tinham, em média, de 6 a 8 anos de idade e, como lócus, o Núcleo de Educação da Infância/UFRN. Ao longo desse trabalho, utilizaremos uma metáfora a História de Alice no País das Maravilhas. Vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumento de construção de dados a entrevista narrativa e a observação. Para as nossas análises, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Piaget (1976), Kramer (1993), Brougère (1997), Vygotsky (1998), Kishimoto (1999), Borba (2007), etc. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que as crianças proferem que: a brincadeira é uma atividade importante; que os professores devem saber fazer brincadeiras; proporcionar momentos para que ela aconteça e que a brincadeira é uma atividade cultural. Eles destacam também que a brincadeira é uma atividade específica de crianças. As crianças ouvidas além de definirem o que é brincadeira e falarem da sua especificidade dizem gostar muito dessa atividade, pois proporciona muita diversão e aprendizagens. Elas aprendem a se divertirem mais e conviver mais com os amigos, aprendem as regras das brincadeiras, aprendem também a dividir os brinquedos com os amigos, enfim, aprendem muitas coisas. Na nossa compreensão, a fala das crianças poderá se constituir em referências norteadoras para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas no Ensino Fundamental.\r\n \r\n \r\n Palavras-chave: Criança. Brincadeira. Linguagem. Ensino Fundamental. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CRIANÇA, BRINCADEIRA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1524_02082016153548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "UILIETE" "autor_email" => "etinharon@gmail.com" "autor_ies" => "NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEI/CAP/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }