ANALISE DO CONTEÚDO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO NA CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA-PB.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20221 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 473 "inscrito_id" => 8444 "titulo" => "ANALISE DO CONTEÚDO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO NA CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA-PB." "resumo" => "A presente trabalho se propõe a analisar como o conteúdo sobre o bioma caatinga é abordado nos livros didáticos utilizados na rede particular de ensino na cidade de Catolé do Rocha, utilizando como critérios de analise eixos temáticos centrais que tratam desde a abordagem teórica, elementos visuais e atividades proposta para se aprimorar o conhecimento sobre tal tema a partir de novas abordagens e proposta de atividades em grupo. Tal metodologia se desenvolveu a partir de uma leitura minuciosa do material e posterior aplicação do mesmo nas aulas de geografia do ensino médio durante o ano. Após a leitura e o desenvolvimento do trabalho de aplicação dos conteúdos referentes elaborou-se os aspectos a serem analisados. As análises dos eixos principais nos mostrou a total falta de adequação quanto a abordagem teórica do conteúdo, esse se reservando a colocar apenas informações superficiais e sutis sobre um tema tão vasto, outra fragilidade foi a pouca atualização dos dados apresentados. Quanto aos elementos visuais a carência de imagens só fortalece o total descuido com a abordagem do tema. Como culminância das falhas, a ausência de atividades adicionais vem a selar com a total inadequação de como o tema é abordado nesse material. Portanto nos foi mostrado como o principal material utilizado por professores e alunos vem sofrendo com falhas que interrompem a busca por uma educação contextualizada e libertadora. Indo de desencontro com o que é sugerido pelos órgão máximos que elaboram os PCNEM e provocando uma reflexão sobre a necessidade do envolvimento maior dos professores na elaboração de tais materiais de acordo com as necessidade reais de cada região." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, BIOMA CAATINGA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8444_28072016180153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO NOGUEIRA LINHARES FILHO" "autor_nome_curto" => "JOÃO FILHO" "autor_email" => "joaobiologia2013@gmail.co" "autor_ies" => "COLÉGIO TÉCNICO DOM VITAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20221 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 473 "inscrito_id" => 8444 "titulo" => "ANALISE DO CONTEÚDO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO NA CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA-PB." "resumo" => "A presente trabalho se propõe a analisar como o conteúdo sobre o bioma caatinga é abordado nos livros didáticos utilizados na rede particular de ensino na cidade de Catolé do Rocha, utilizando como critérios de analise eixos temáticos centrais que tratam desde a abordagem teórica, elementos visuais e atividades proposta para se aprimorar o conhecimento sobre tal tema a partir de novas abordagens e proposta de atividades em grupo. Tal metodologia se desenvolveu a partir de uma leitura minuciosa do material e posterior aplicação do mesmo nas aulas de geografia do ensino médio durante o ano. Após a leitura e o desenvolvimento do trabalho de aplicação dos conteúdos referentes elaborou-se os aspectos a serem analisados. As análises dos eixos principais nos mostrou a total falta de adequação quanto a abordagem teórica do conteúdo, esse se reservando a colocar apenas informações superficiais e sutis sobre um tema tão vasto, outra fragilidade foi a pouca atualização dos dados apresentados. Quanto aos elementos visuais a carência de imagens só fortalece o total descuido com a abordagem do tema. Como culminância das falhas, a ausência de atividades adicionais vem a selar com a total inadequação de como o tema é abordado nesse material. Portanto nos foi mostrado como o principal material utilizado por professores e alunos vem sofrendo com falhas que interrompem a busca por uma educação contextualizada e libertadora. Indo de desencontro com o que é sugerido pelos órgão máximos que elaboram os PCNEM e provocando uma reflexão sobre a necessidade do envolvimento maior dos professores na elaboração de tais materiais de acordo com as necessidade reais de cada região." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, BIOMA CAATINGA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8444_28072016180153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO NOGUEIRA LINHARES FILHO" "autor_nome_curto" => "JOÃO FILHO" "autor_email" => "joaobiologia2013@gmail.co" "autor_ies" => "COLÉGIO TÉCNICO DOM VITAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }