Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NO IFRN/CAMPUS CAICÓ: O ESTÁGIO DOCENTE EM PERSPECTIVA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o estágio docente consiste em uma prática profissional obrigatória, com carga horária de 400 horas, desenvolvido em quatro etapas, sendo 100 horas por período do curso. Em cada etapa do Estágio Docente são previstas atividades desde a observação da escola e de sala de aula, até a regência, com a orientação de professores do núcleo didático-pedagógico e do núcleo específico. No âmbito da Licenciatura em Física do IFRN/Campus Caicó, além das orientações normativas, o estágio docente apresenta uma peculiaridade, por conta de diferenças entre o calendário letivo do IFRN e das escolas públicas campo de estágio, desse modo, há semestres em que os licenciandos cumprem etapas do estágio docente no próprio IFRN, em turmas de nível médio integrado, nas quais atuam também os professores da Licenciatura. Isto posto, o presente artigo apresenta um relato de experiência sobre como o estágio docente vem sendo realizado, em conformidade com as orientações normativas, na conjuntura mencionada, e pontua algumas contribuições desse contexto para a formação inicial dos nossos licenciandos.

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