Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ELISEU VIANA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20227
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3435
    "inscrito_id" => 10021
    "titulo" => "ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Esse trabalho surgiu da necessidade de compreender o livro didático dentro do contexto da sala de aula, na perspectiva de melhorar o ensino e perceber as necessidades e desafios que o professor enfrenta na sua aplicabilidade.  O objetivo da pesquisa foi abranger a importância do uso do livro didático de Geografia, no ensino médio, assim como, instrumento de ensino-aprendizagem, investigando sua utilização em sala de aula pelos alunos e professores. Analisamos como estava o aprendizado na disciplina Geografia, a maneira pela qual estão sendo explicados os conteúdos, e quais eram os assuntos que os alunos do ensino médio possuem mais dificuldade ou facilidade no aprendizado, se eram da área física ou da humana, e que outras metodologias de ensino, além do livro didático que estão sendo impostas pelos professores para superar as dificuldades encontradas na falta de interesse dos alunos pela geografia. O desenvolvimento desse trabalho partiu da aplicação de questionários com os professores de Geografia da Escola Centro de educação Integrada Prof. Eliseu Viana (CEIPEV), localizada na cidade de Mossoró-RN, e com 70 alunos do ensino médio da referida escola, o que representa um percentual de 10% do total de alunos, matriculados no ano de 2014. As perguntas levavam em consideração qual o papel do livro didático como instrumento de aprendizagem. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que tanto os alunos como os professores, caracterizaram a importância do livro didático como ferramenta no ensino/aprendizado, onde 83% dos alunos expõem que a utilização do livro didático é fundamental. Diante da pesquisa realizada fica exposto que o aprender é um processo em construção, que somente com a ajuda dos professores e alunos podemos tornar o conhecimento, com valores significantes. Dessa forma, reeducamos os nossos olhares para uma aprendizagem de sentido e valores focalizado a educação como um processo em constante mudança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ELISEU VIANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10021_19082016102241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANE DE ALMEIDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DAIANE"
    "autor_email" => "daiane38.santosalmeida@ou"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20227
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3435
    "inscrito_id" => 10021
    "titulo" => "ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Esse trabalho surgiu da necessidade de compreender o livro didático dentro do contexto da sala de aula, na perspectiva de melhorar o ensino e perceber as necessidades e desafios que o professor enfrenta na sua aplicabilidade.  O objetivo da pesquisa foi abranger a importância do uso do livro didático de Geografia, no ensino médio, assim como, instrumento de ensino-aprendizagem, investigando sua utilização em sala de aula pelos alunos e professores. Analisamos como estava o aprendizado na disciplina Geografia, a maneira pela qual estão sendo explicados os conteúdos, e quais eram os assuntos que os alunos do ensino médio possuem mais dificuldade ou facilidade no aprendizado, se eram da área física ou da humana, e que outras metodologias de ensino, além do livro didático que estão sendo impostas pelos professores para superar as dificuldades encontradas na falta de interesse dos alunos pela geografia. O desenvolvimento desse trabalho partiu da aplicação de questionários com os professores de Geografia da Escola Centro de educação Integrada Prof. Eliseu Viana (CEIPEV), localizada na cidade de Mossoró-RN, e com 70 alunos do ensino médio da referida escola, o que representa um percentual de 10% do total de alunos, matriculados no ano de 2014. As perguntas levavam em consideração qual o papel do livro didático como instrumento de aprendizagem. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que tanto os alunos como os professores, caracterizaram a importância do livro didático como ferramenta no ensino/aprendizado, onde 83% dos alunos expõem que a utilização do livro didático é fundamental. Diante da pesquisa realizada fica exposto que o aprender é um processo em construção, que somente com a ajuda dos professores e alunos podemos tornar o conhecimento, com valores significantes. Dessa forma, reeducamos os nossos olhares para uma aprendizagem de sentido e valores focalizado a educação como um processo em constante mudança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ELISEU VIANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10021_19082016102241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANE DE ALMEIDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DAIANE"
    "autor_email" => "daiane38.santosalmeida@ou"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esse trabalho surgiu da necessidade de compreender o livro didático dentro do contexto da sala de aula, na perspectiva de melhorar o ensino e perceber as necessidades e desafios que o professor enfrenta na sua aplicabilidade. O objetivo da pesquisa foi abranger a importância do uso do livro didático de Geografia, no ensino médio, assim como, instrumento de ensino-aprendizagem, investigando sua utilização em sala de aula pelos alunos e professores. Analisamos como estava o aprendizado na disciplina Geografia, a maneira pela qual estão sendo explicados os conteúdos, e quais eram os assuntos que os alunos do ensino médio possuem mais dificuldade ou facilidade no aprendizado, se eram da área física ou da humana, e que outras metodologias de ensino, além do livro didático que estão sendo impostas pelos professores para superar as dificuldades encontradas na falta de interesse dos alunos pela geografia. O desenvolvimento desse trabalho partiu da aplicação de questionários com os professores de Geografia da Escola Centro de educação Integrada Prof. Eliseu Viana (CEIPEV), localizada na cidade de Mossoró-RN, e com 70 alunos do ensino médio da referida escola, o que representa um percentual de 10% do total de alunos, matriculados no ano de 2014. As perguntas levavam em consideração qual o papel do livro didático como instrumento de aprendizagem. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que tanto os alunos como os professores, caracterizaram a importância do livro didático como ferramenta no ensino/aprendizado, onde 83% dos alunos expõem que a utilização do livro didático é fundamental. Diante da pesquisa realizada fica exposto que o aprender é um processo em construção, que somente com a ajuda dos professores e alunos podemos tornar o conhecimento, com valores significantes. Dessa forma, reeducamos os nossos olhares para uma aprendizagem de sentido e valores focalizado a educação como um processo em constante mudança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.