O livro didático é um dos instrumentos utilizados pelo (a) professor (a) para delinear sua prática pedagógica. Entretanto, a utilização unicamente do livro didático como ferramenta para a operacionalização do processo educativo, ainda é perceptível em muitas práticas docentes. A distribuição dos conteúdos em um sentido lógico norteia esse processo formativo, uma vez que, professores e alunos utilizam como referência primordial no processo de ensino-aprendizagem. Pensado nisso, o presente estudo tem como objetivo analisar os livros de Biologia do Ensino Médio, onde a temática terapia gênica faz-se presente, utilizando os critérios propostos já estabelecidos pela comunidade científica. O percurso metodológico foi delimitado da seguinte forma, adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com enfoque explanatória. Além disso, utilizou-se uma análise documental em 03 (três) livros didáticos do ensino médio que trabalhavam a temática proposta. Para a realização dessa análise, preservou-se a identidade da autoria dos livros, seguindo os critérios dos autores Vasconcelos e Souto (2003). Os livros analisados foram considerados de acordo com sua qualidade do conteúdo teórico e visual, como: fraco, regular, bom e ótimo. Dessa forma, nota-se a superficialidade nos conteúdos dos livros didáticos, embora, 02 (dois) apresentam-se mais completos no que diz respeito à terapia gênica. Enquanto, o outro precisa de uma reavaliação a fim de melhorar a sua abordagem sobre o tema, pois não estar se enquadrando nos recursos mínimos que garante uma qualidade segundo os critérios propostos pelos autores. Portanto, faz-se necessário promover uma autoquestionamento com os professores, a fim de utilizar o livro didático como um dos mecanismos delineador na construção de saberes, articulando esses conhecimentos com os recursos tecnológicos e didáticos pedagógicos disponíveis para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.