Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA RESILIÊNCIA E DA RELAÇÃO HUMANIZADA PROFESSOR-ALUNO SOB O PONTO DE VISTA DE LICENCIANDOS DA UFPE/CAA

Palavra-chaves: RESILIÊNCIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Pôster (PO) Fundamentos da Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19889
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1755
    "inscrito_id" => 10391
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RESILIÊNCIA E DA RELAÇÃO HUMANIZADA PROFESSOR-ALUNO SOB O PONTO DE VISTA DE LICENCIANDOS DA UFPE/CAA"
    "resumo" => "Este trabalho resultou de uma pesquisa com 63 alunos do Curso de Química – Licenciatura, da UFPE/CAA, e posterior análise comparativa com trabalhos realizados em outros Cursos de Licenciaturas (Física, Matemática e Pedagogia) da mesma Instituição. O objetivo foi buscar identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem vivenciadas durante o Curso, como tentaram superá-las, como as minimizariam, se fossem professores, e quais as características de um professor considerado inesquecível. Para tanto, foram utilizados questionários com questões do tipo abertas, oferecendo total liberdade de resposta. Como resultado, tem-se que os licenciandos apontaram a metodologia e qualificação do professor como obstáculos para a aprendizagem, bem como a falta de base no ensino fundamental e médio e a falta de tempo. A grande maioria dos alunos de Física, Matemática e Química busca sanar suas dificuldades sem recorrer ao professor, priorizando estudos individuais e monitorias. Este resultado contrastou com o curso de Pedagogia, em que os alunos buscam o professor em primeiro lugar. Como estratégia para ajudar os seus alunos, caso fossem professores, a maioria dos estudantes dos Cursos de Física, Matemática e Química apontou a necessidade de melhorar a metodologia, enquanto que em Pedagogia a prioridade seria melhorar as questões humanistas. Em relação aos professores inesquecíveis, todas as licenciaturas investigadas destacaram os que possuíam características mais humanas. Espera-se que, assim como mencionaram espontaneamente, estes alunos, futuros professores, possam assumir o compromisso com a formação não apenas acadêmica, mas também humana, quando estiverem no pleno exercício de suas práticas docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "RESILIÊNCIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA6_ID10391_15082016141732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DANIELLE DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jdaniielle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19889
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1755
    "inscrito_id" => 10391
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RESILIÊNCIA E DA RELAÇÃO HUMANIZADA PROFESSOR-ALUNO SOB O PONTO DE VISTA DE LICENCIANDOS DA UFPE/CAA"
    "resumo" => "Este trabalho resultou de uma pesquisa com 63 alunos do Curso de Química – Licenciatura, da UFPE/CAA, e posterior análise comparativa com trabalhos realizados em outros Cursos de Licenciaturas (Física, Matemática e Pedagogia) da mesma Instituição. O objetivo foi buscar identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem vivenciadas durante o Curso, como tentaram superá-las, como as minimizariam, se fossem professores, e quais as características de um professor considerado inesquecível. Para tanto, foram utilizados questionários com questões do tipo abertas, oferecendo total liberdade de resposta. Como resultado, tem-se que os licenciandos apontaram a metodologia e qualificação do professor como obstáculos para a aprendizagem, bem como a falta de base no ensino fundamental e médio e a falta de tempo. A grande maioria dos alunos de Física, Matemática e Química busca sanar suas dificuldades sem recorrer ao professor, priorizando estudos individuais e monitorias. Este resultado contrastou com o curso de Pedagogia, em que os alunos buscam o professor em primeiro lugar. Como estratégia para ajudar os seus alunos, caso fossem professores, a maioria dos estudantes dos Cursos de Física, Matemática e Química apontou a necessidade de melhorar a metodologia, enquanto que em Pedagogia a prioridade seria melhorar as questões humanistas. Em relação aos professores inesquecíveis, todas as licenciaturas investigadas destacaram os que possuíam características mais humanas. Espera-se que, assim como mencionaram espontaneamente, estes alunos, futuros professores, possam assumir o compromisso com a formação não apenas acadêmica, mas também humana, quando estiverem no pleno exercício de suas práticas docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "RESILIÊNCIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA6_ID10391_15082016141732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DANIELLE DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jdaniielle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho resultou de uma pesquisa com 63 alunos do Curso de Química – Licenciatura, da UFPE/CAA, e posterior análise comparativa com trabalhos realizados em outros Cursos de Licenciaturas (Física, Matemática e Pedagogia) da mesma Instituição. O objetivo foi buscar identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem vivenciadas durante o Curso, como tentaram superá-las, como as minimizariam, se fossem professores, e quais as características de um professor considerado inesquecível. Para tanto, foram utilizados questionários com questões do tipo abertas, oferecendo total liberdade de resposta. Como resultado, tem-se que os licenciandos apontaram a metodologia e qualificação do professor como obstáculos para a aprendizagem, bem como a falta de base no ensino fundamental e médio e a falta de tempo. A grande maioria dos alunos de Física, Matemática e Química busca sanar suas dificuldades sem recorrer ao professor, priorizando estudos individuais e monitorias. Este resultado contrastou com o curso de Pedagogia, em que os alunos buscam o professor em primeiro lugar. Como estratégia para ajudar os seus alunos, caso fossem professores, a maioria dos estudantes dos Cursos de Física, Matemática e Química apontou a necessidade de melhorar a metodologia, enquanto que em Pedagogia a prioridade seria melhorar as questões humanistas. Em relação aos professores inesquecíveis, todas as licenciaturas investigadas destacaram os que possuíam características mais humanas. Espera-se que, assim como mencionaram espontaneamente, estes alunos, futuros professores, possam assumir o compromisso com a formação não apenas acadêmica, mas também humana, quando estiverem no pleno exercício de suas práticas docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.