ANÁLISE DE ERROS EM PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE ÁREA NO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20216 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 922 "inscrito_id" => 7448 "titulo" => "ANÁLISE DE ERROS EM PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE ÁREA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esse presente artigo teve como objetivo analisar que dificuldades os alunos encontram ao responderem problemas de área de figuras planas e o que eles entendem por área. Para isto utilizamos um questionário no qual foi elaborado em sala durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III, disponibilizada no curso de Licenciatura em Matemática pela UFPE-CAA, o questionário explorará o conceito de área. A aplicação se realizou em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados obtivemos que apesar de satisfatório, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir o que é área. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensava o uso da fórmula de área. Sendo assim, podemos afirmar que alguns alunos não estão apenas atrelados a fórmula de área, apesar que não saiba o conceito ou a definição de área eles interpretaram muito bem o problema e utilizaram diversas estratégias de resolução de problema. Ao longo da análise ainda identificamos quais estratégias matemáticas os alunos utilizam como ferramenta para resolver problemas de conteúdos que envolvam o conceito de área, utilizando a pedagogia do erro como norteador do trabalho, com isso ficou perceptível que a dificuldade de aprendizagem é um obstáculo comum na educação atual do país. Utilizamos a pedagogia do erro, pois essa pedagogia é de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, onde, avariara o aluno através do erro o que indicará quais são as concepções de assuntos e conceito o aluno traz consigo. E assim informará ao professor diversos fatores e estratégias de como deve tratar os conteúdos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PEDAGOGIA DO ERRO, ÁREA, PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7448_12082016005712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON MAIKE NASCIMENTO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ANDERSON MAIKE" "autor_email" => "andersonmaike_2011@hotmai" "autor_ies" => "UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20216 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 922 "inscrito_id" => 7448 "titulo" => "ANÁLISE DE ERROS EM PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE ÁREA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esse presente artigo teve como objetivo analisar que dificuldades os alunos encontram ao responderem problemas de área de figuras planas e o que eles entendem por área. Para isto utilizamos um questionário no qual foi elaborado em sala durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III, disponibilizada no curso de Licenciatura em Matemática pela UFPE-CAA, o questionário explorará o conceito de área. A aplicação se realizou em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados obtivemos que apesar de satisfatório, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir o que é área. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensava o uso da fórmula de área. Sendo assim, podemos afirmar que alguns alunos não estão apenas atrelados a fórmula de área, apesar que não saiba o conceito ou a definição de área eles interpretaram muito bem o problema e utilizaram diversas estratégias de resolução de problema. Ao longo da análise ainda identificamos quais estratégias matemáticas os alunos utilizam como ferramenta para resolver problemas de conteúdos que envolvam o conceito de área, utilizando a pedagogia do erro como norteador do trabalho, com isso ficou perceptível que a dificuldade de aprendizagem é um obstáculo comum na educação atual do país. Utilizamos a pedagogia do erro, pois essa pedagogia é de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, onde, avariara o aluno através do erro o que indicará quais são as concepções de assuntos e conceito o aluno traz consigo. E assim informará ao professor diversos fatores e estratégias de como deve tratar os conteúdos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PEDAGOGIA DO ERRO, ÁREA, PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7448_12082016005712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON MAIKE NASCIMENTO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ANDERSON MAIKE" "autor_email" => "andersonmaike_2011@hotmai" "autor_ies" => "UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }