O Objetivo desse estudo é investigar como ocorre a participação dos pais da vida escolar dos filhos e o grau de interesse por parte deles. Temas referentes à relação família – escola vem ganhando espaço nos estudos acadêmicos, dado o seu caráter crítico no processo educativo e que refuta no contexto múltiplo da vida social. Sabe-se que é nos três primeiros anos de vida que a criança começa a se perceber e realizar os primeiros contatos com os outros, tendo início assim o processo de formação da identidade da mesma, construindo seus valores, e esses são fundamentados principalmente no ambiente familiar e em outras experiências externas. Notadamente observa-se que é devido a uma série de transformações existentes no tecido social contemporâneo que a relação família, criança, escola, tem apresentado uma nova dinâmica, visto que as mudanças correntes no seio familiar tem subtraído parcialmente o tempo em que pais e filhos compartilham momentos juntos. Esta realidade pode ser vista em reuniões de pais, e outros eventos que se passam no interior da escola, nos quais percebemos o pouco interesse com que alguns pais lidam com as questões escolares das crianças. Entretanto, embora a escola tenha absorvido cada vez mais a função no processo de formação da criança, existe uma preocupação acerca do acompanhamento dos pais na vida escolar das crianças. Os resultados apontaram que os pais parecem conceber aquilo que a escola percebe, no entanto os mesmos mostraram críticas e dificuldades em cumprir o que se esperam deles.