A PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: APRENDER A PESQUISAR FAZENDO PESQUISA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20011 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1727 "inscrito_id" => 2958 "titulo" => "A PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: APRENDER A PESQUISAR FAZENDO PESQUISA" "resumo" => "O presente artigo contempla uma reflexão sobre algumas abordagens sobre a prática da pesquisa na construção do conhecimento voltado ao aprender a pesquisar fazendo pesquisa durante a formação acadêmica, ressaltando o importante papel que esta pode acrescentar à formação profissional dos discentes, bem como, envolver o aprender como uma ação contínua e o pesquisar como um saber essencial. O olhar sobre essa perspectiva permitiu compreender que a aprendizagem da pesquisa é um processo dinâmico, complexo e constante que requer tempo para o seu desenvolvimento abrangendo métodos de investigação científica e práticas para a formação de indivíduos com autonomia, competência e, sobretudo, saberes que alcancem exatamente o que o sujeito estava procurando. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa bibliográfica, por se tratar de uma análise e interpretação de diversos eixos sobre o tema, caracterizando a importância de pensar sobre a ação da pesquisa em um contexto de formação de profissionais da educação. Desta forma, apresentamos como o objetivo deste artigo a compreensão das trajetórias de buscas de aprendizagem na realização de pesquisas durante a formação acadêmica. Após uma breve discussão sobre o tema inferimos que a pesquisa é uma atividade de construção que envolve necessariamente prática e saberes que alcancem precisamente o que o se estava procurando, podendo levar essa construção além do esperado. É preciso disseminar os conceitos de pesquisa científica, com o fim de formarmos profissionais mais críticos e produtores de novos conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PESQUISA, FORMAÇÃO ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2958_15082016134604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA FELIX" "autor_email" => "mari.felix.silva@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20011 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1727 "inscrito_id" => 2958 "titulo" => "A PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: APRENDER A PESQUISAR FAZENDO PESQUISA" "resumo" => "O presente artigo contempla uma reflexão sobre algumas abordagens sobre a prática da pesquisa na construção do conhecimento voltado ao aprender a pesquisar fazendo pesquisa durante a formação acadêmica, ressaltando o importante papel que esta pode acrescentar à formação profissional dos discentes, bem como, envolver o aprender como uma ação contínua e o pesquisar como um saber essencial. O olhar sobre essa perspectiva permitiu compreender que a aprendizagem da pesquisa é um processo dinâmico, complexo e constante que requer tempo para o seu desenvolvimento abrangendo métodos de investigação científica e práticas para a formação de indivíduos com autonomia, competência e, sobretudo, saberes que alcancem exatamente o que o sujeito estava procurando. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa bibliográfica, por se tratar de uma análise e interpretação de diversos eixos sobre o tema, caracterizando a importância de pensar sobre a ação da pesquisa em um contexto de formação de profissionais da educação. Desta forma, apresentamos como o objetivo deste artigo a compreensão das trajetórias de buscas de aprendizagem na realização de pesquisas durante a formação acadêmica. Após uma breve discussão sobre o tema inferimos que a pesquisa é uma atividade de construção que envolve necessariamente prática e saberes que alcancem precisamente o que o se estava procurando, podendo levar essa construção além do esperado. É preciso disseminar os conceitos de pesquisa científica, com o fim de formarmos profissionais mais críticos e produtores de novos conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PESQUISA, FORMAÇÃO ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2958_15082016134604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA FELIX" "autor_email" => "mari.felix.silva@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }