O presente artigo contempla uma reflexão sobre algumas abordagens sobre a prática da pesquisa na construção do conhecimento voltado ao aprender a pesquisar fazendo pesquisa durante a formação acadêmica, ressaltando o importante papel que esta pode acrescentar à formação profissional dos discentes, bem como, envolver o aprender como uma ação contínua e o pesquisar como um saber essencial. O olhar sobre essa perspectiva permitiu compreender que a aprendizagem da pesquisa é um processo dinâmico, complexo e constante que requer tempo para o seu desenvolvimento abrangendo métodos de investigação científica e práticas para a formação de indivíduos com autonomia, competência e, sobretudo, saberes que alcancem exatamente o que o sujeito estava procurando. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa bibliográfica, por se tratar de uma análise e interpretação de diversos eixos sobre o tema, caracterizando a importância de pensar sobre a ação da pesquisa em um contexto de formação de profissionais da educação. Desta forma, apresentamos como o objetivo deste artigo a compreensão das trajetórias de buscas de aprendizagem na realização de pesquisas durante a formação acadêmica. Após uma breve discussão sobre o tema inferimos que a pesquisa é uma atividade de construção que envolve necessariamente prática e saberes que alcancem precisamente o que o se estava procurando, podendo levar essa construção além do esperado. É preciso disseminar os conceitos de pesquisa científica, com o fim de formarmos profissionais mais críticos e produtores de novos conhecimentos.