A MÚSICA COMO TEMA NORTEADOR DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19979 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3658 "inscrito_id" => 1218 "titulo" => "A MÚSICA COMO TEMA NORTEADOR DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A música é um grande suporte para as aulas de Geografia, pois está muito ligada à cultura. O artigo visa destacar as principais atividades que foram desenvolvidas nas aulas de Geografia com alguns alunos da EEEFM José Rocha Sobrinho em Bananeiras – PB, através da abordagem do projeto – A música como tema norteador dos conteúdos de Geografia, o qual teve como intuito compreender a relação existente entre música, educação e cultura, através do conhecimento e valorização da diversidade musical local e do Brasil, contextualizados a partir dos conteúdos de Geografia. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o projeto envolveu 88 alunos das turmas do 3º ano A, B, e F (Ensino Médio). Aplicado durante o 1º, 2º e 3º Bimestre do ano letivo de 2015, contou com três etapas: a influência da geopolítica nas músicas brasileiras, as músicas de Luiz Gonzaga no contexto do semiárido nordestino e a origem do samba através do processo de miscigenação da população brasileira, que foram desenvolvidas nas aulas de Geografia e depois apresentadas para toda a comunidade escolar através da culminância. Ao término do projeto, um dos estudantes relatou que “a música ajuda a facilitar a aprendizagem dos alunos, pois proporciona aulas diferentes, que é um estímulo para muitos alunos que estão desinteressados por achar as aulas chatas”. Podemos então considerar a música um instrumento educador, eficaz na vida escolar e na assimilação dos conteúdos de qualquer disciplina, uma vez que pode transformar as aulas em um instrumento capaz de despertar o senso crítico dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, MÚSICA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID1218_19082016232210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA RIBEIRO DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA " "autor_email" => "aninhajrs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19979 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3658 "inscrito_id" => 1218 "titulo" => "A MÚSICA COMO TEMA NORTEADOR DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A música é um grande suporte para as aulas de Geografia, pois está muito ligada à cultura. O artigo visa destacar as principais atividades que foram desenvolvidas nas aulas de Geografia com alguns alunos da EEEFM José Rocha Sobrinho em Bananeiras – PB, através da abordagem do projeto – A música como tema norteador dos conteúdos de Geografia, o qual teve como intuito compreender a relação existente entre música, educação e cultura, através do conhecimento e valorização da diversidade musical local e do Brasil, contextualizados a partir dos conteúdos de Geografia. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o projeto envolveu 88 alunos das turmas do 3º ano A, B, e F (Ensino Médio). Aplicado durante o 1º, 2º e 3º Bimestre do ano letivo de 2015, contou com três etapas: a influência da geopolítica nas músicas brasileiras, as músicas de Luiz Gonzaga no contexto do semiárido nordestino e a origem do samba através do processo de miscigenação da população brasileira, que foram desenvolvidas nas aulas de Geografia e depois apresentadas para toda a comunidade escolar através da culminância. Ao término do projeto, um dos estudantes relatou que “a música ajuda a facilitar a aprendizagem dos alunos, pois proporciona aulas diferentes, que é um estímulo para muitos alunos que estão desinteressados por achar as aulas chatas”. Podemos então considerar a música um instrumento educador, eficaz na vida escolar e na assimilação dos conteúdos de qualquer disciplina, uma vez que pode transformar as aulas em um instrumento capaz de despertar o senso crítico dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, MÚSICA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID1218_19082016232210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA RIBEIRO DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA " "autor_email" => "aninhajrs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }