Neste artigo apresentamos uma proposta de implementação da Lei 10.639/03 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, em Alagoa Grande/PB, na turma do 7º Ano, no ano de 2015. Iniciamos com breve estudo da legislação acerca da inserção do negro até a Lei 10.639/03 e a leitura crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Depois realizamos junto aos discentes discussões de como se dá a construção identitária negativa em crianças negras, mediante a leitura não crítica dos contos de fadas tradicionais e como mudar suas (futuras) práticas como profissionais e cidadãos para valorizar a história e cultura afro-brasileira e africana. E por fim, realizamos encontros com atividades, em cujo início se visibiliza o negro no currículo escolar, mediante a Lei 10.639/03 e que culminarão com a construção de materiais ou apresentações baseados nas narrativas dos “Livros Animados” do programa “A Cor da Cultura”, cuja tessitura dos personagens negros é inovadora, mediante a ressignificação e valorização do ser negro (a) em nosso país, já que o enfoque do nosso projeto é a desconstrução do eurocentrismo e o ressignificar da identidade negra pela literatura na escola.