A FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE SER PROFESSOR (A)* DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO IFPI-CAMPUS FLORIANO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19839 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 4957 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE SER PROFESSOR (A)* DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO IFPI-CAMPUS FLORIANO" "resumo" => "Resumo: Este artigo refere-se à formação inicial e a construção do significado de ser professor(a) de matemática. O objetivo é compreender como os conhecimentos construídos na formação inicial influem na percepção dos professores em inicio de carreira sobre o significado de ser professor (a) de Matemática. Pesquisa de natureza qualitativa, busca a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos. Inicia-se com uma análise documental, seguida por observações de aulas e entrevistas com onze professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano (IFPI) no exercício da profissão em escolas públicas de Educação Básica. Os resultados preliminares dão conta que, na percepção dos professores existem aspectos relacionados à perspectiva crítica e conservadora, esta última, em número bastante reduzido, e que, a coexistência dessas, reflete o conjunto de crenças e percepções que esse (a) professor (a) vem construindo ao longo de sua trajetória de formação e iniciação à docência, como também sobre as experiências que vivenciaram nessa etapa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA, SER PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4957_29062016152657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIANA CECI SOUSA" "autor_nome_curto" => " CECI" "autor_email" => "sceci-sousa@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19839 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 4957 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE SER PROFESSOR (A)* DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO IFPI-CAMPUS FLORIANO" "resumo" => "Resumo: Este artigo refere-se à formação inicial e a construção do significado de ser professor(a) de matemática. O objetivo é compreender como os conhecimentos construídos na formação inicial influem na percepção dos professores em inicio de carreira sobre o significado de ser professor (a) de Matemática. Pesquisa de natureza qualitativa, busca a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos. Inicia-se com uma análise documental, seguida por observações de aulas e entrevistas com onze professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano (IFPI) no exercício da profissão em escolas públicas de Educação Básica. Os resultados preliminares dão conta que, na percepção dos professores existem aspectos relacionados à perspectiva crítica e conservadora, esta última, em número bastante reduzido, e que, a coexistência dessas, reflete o conjunto de crenças e percepções que esse (a) professor (a) vem construindo ao longo de sua trajetória de formação e iniciação à docência, como também sobre as experiências que vivenciaram nessa etapa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA, SER PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4957_29062016152657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIANA CECI SOUSA" "autor_nome_curto" => " CECI" "autor_email" => "sceci-sousa@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }