Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UECE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, LICENCIATURAS, CEARÁ Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21181
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 750
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "HISTÓRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UECE."
    "resumo" => "A Formação de Professores no Brasil está interligada com os processos políticos, sociais e educacionais que o país vivenciou ao longo dos anos. O Estado do Ceará não poderia estar isento deste processo. Nesse cenário, começaram a surgir algumas instituições de ensino superior voltadas a suprir a necessidade formativa para os profissionais da educação. O processo histórico da formação dos professores do estado do Ceará surgiu em conjunto do movimento das Escolas Normais, processo esse que se repercutira em todo território nacional, uma das primeiras faculdades de ensino superior que tinha como característica de formação foi a Faculdade Católica de Filosofia (1947). Em 18 de outubro de 1973, a Fundação Educacional do Estado do Ceará (FUNEDUCE), através da Lei 9.753, autoriza a criação da instituição. Em março de 1975, foi oficializada a criação da Universidade Estadual do Ceará-UECE, é uma instituição pública que tem como um dos seus objetivos centrais o ensino e a formação de professores. Neste trabalho, nosso objeto de estudo é a própria UECE, que em sua trajetória é considerada como pioneira no processo de formação de professores do Estado. A pesquisa tem como objetivo narrar à história da criação dos cursos de licenciaturas dessa instituição. Compreendendo assim, os caminhos da formação de docentes no Estado. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa e tem como método a análise documental, tendo como base os documentos institucionais: Estatuto e Regimento da FUNECE/UECE e Projetos Pedagógicos vigentes dos Cursos de Licenciaturas, situados no campus Itaperi e Fátima em Fortaleza-CE. O suporte teórico fundamenta-se nas leituras dos autores Farias et al (2011), Minayo (2015), Nascimento (2012), Nóvoa (1992) e Reis (2010). Para a análise dos resultados e discussões, foram definidas as seguintes categorias: Breve contextualização dos cursos de licenciatura no Brasil, Formação de Professores do Ceará, Os Cursos de Licenciatura da UECE e suas histórias.  O resultado do estudo aponta a contribuição significativa da UECE para o processo formativo dos professores para a educação. Acredita-se que este trabalho possibilita compreender a formação dos professores do Ceará, e o contexto histórico da criação dos cursos de licenciatura no Brasil. Considera-se relevante o papel de uma universidade pública para a melhoria da qualidade da educação no contexto brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, LICENCIATURAS, CEARÁ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID901_09082016183520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RACHEL MONTEIRO"
    "autor_email" => "rachel.monteiro@aluno.uec"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21181
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 750
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "HISTÓRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UECE."
    "resumo" => "A Formação de Professores no Brasil está interligada com os processos políticos, sociais e educacionais que o país vivenciou ao longo dos anos. O Estado do Ceará não poderia estar isento deste processo. Nesse cenário, começaram a surgir algumas instituições de ensino superior voltadas a suprir a necessidade formativa para os profissionais da educação. O processo histórico da formação dos professores do estado do Ceará surgiu em conjunto do movimento das Escolas Normais, processo esse que se repercutira em todo território nacional, uma das primeiras faculdades de ensino superior que tinha como característica de formação foi a Faculdade Católica de Filosofia (1947). Em 18 de outubro de 1973, a Fundação Educacional do Estado do Ceará (FUNEDUCE), através da Lei 9.753, autoriza a criação da instituição. Em março de 1975, foi oficializada a criação da Universidade Estadual do Ceará-UECE, é uma instituição pública que tem como um dos seus objetivos centrais o ensino e a formação de professores. Neste trabalho, nosso objeto de estudo é a própria UECE, que em sua trajetória é considerada como pioneira no processo de formação de professores do Estado. A pesquisa tem como objetivo narrar à história da criação dos cursos de licenciaturas dessa instituição. Compreendendo assim, os caminhos da formação de docentes no Estado. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa e tem como método a análise documental, tendo como base os documentos institucionais: Estatuto e Regimento da FUNECE/UECE e Projetos Pedagógicos vigentes dos Cursos de Licenciaturas, situados no campus Itaperi e Fátima em Fortaleza-CE. O suporte teórico fundamenta-se nas leituras dos autores Farias et al (2011), Minayo (2015), Nascimento (2012), Nóvoa (1992) e Reis (2010). Para a análise dos resultados e discussões, foram definidas as seguintes categorias: Breve contextualização dos cursos de licenciatura no Brasil, Formação de Professores do Ceará, Os Cursos de Licenciatura da UECE e suas histórias.  O resultado do estudo aponta a contribuição significativa da UECE para o processo formativo dos professores para a educação. Acredita-se que este trabalho possibilita compreender a formação dos professores do Ceará, e o contexto histórico da criação dos cursos de licenciatura no Brasil. Considera-se relevante o papel de uma universidade pública para a melhoria da qualidade da educação no contexto brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, LICENCIATURAS, CEARÁ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID901_09082016183520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RACHEL MONTEIRO"
    "autor_email" => "rachel.monteiro@aluno.uec"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Formação de Professores no Brasil está interligada com os processos políticos, sociais e educacionais que o país vivenciou ao longo dos anos. O Estado do Ceará não poderia estar isento deste processo. Nesse cenário, começaram a surgir algumas instituições de ensino superior voltadas a suprir a necessidade formativa para os profissionais da educação. O processo histórico da formação dos professores do estado do Ceará surgiu em conjunto do movimento das Escolas Normais, processo esse que se repercutira em todo território nacional, uma das primeiras faculdades de ensino superior que tinha como característica de formação foi a Faculdade Católica de Filosofia (1947). Em 18 de outubro de 1973, a Fundação Educacional do Estado do Ceará (FUNEDUCE), através da Lei 9.753, autoriza a criação da instituição. Em março de 1975, foi oficializada a criação da Universidade Estadual do Ceará-UECE, é uma instituição pública que tem como um dos seus objetivos centrais o ensino e a formação de professores. Neste trabalho, nosso objeto de estudo é a própria UECE, que em sua trajetória é considerada como pioneira no processo de formação de professores do Estado. A pesquisa tem como objetivo narrar à história da criação dos cursos de licenciaturas dessa instituição. Compreendendo assim, os caminhos da formação de docentes no Estado. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa e tem como método a análise documental, tendo como base os documentos institucionais: Estatuto e Regimento da FUNECE/UECE e Projetos Pedagógicos vigentes dos Cursos de Licenciaturas, situados no campus Itaperi e Fátima em Fortaleza-CE. O suporte teórico fundamenta-se nas leituras dos autores Farias et al (2011), Minayo (2015), Nascimento (2012), Nóvoa (1992) e Reis (2010). Para a análise dos resultados e discussões, foram definidas as seguintes categorias: Breve contextualização dos cursos de licenciatura no Brasil, Formação de Professores do Ceará, Os Cursos de Licenciatura da UECE e suas histórias. O resultado do estudo aponta a contribuição significativa da UECE para o processo formativo dos professores para a educação. Acredita-se que este trabalho possibilita compreender a formação dos professores do Ceará, e o contexto histórico da criação dos cursos de licenciatura no Brasil. Considera-se relevante o papel de uma universidade pública para a melhoria da qualidade da educação no contexto brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.