A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19871 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2162 "inscrito_id" => 8333 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE" "resumo" => "Este trabalho de pesquisa tem como objetivos perceber a importância do processo de escolarização e inclusão dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota da cidade de Iguatu - Ceará, identificar o perfil dos estudantes matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e analisar as mudanças que esse processo proporcionou na vida desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Optou-se como método para coleta de dados uma entrevista em profundidade semiestruturada realizada no mês de agosto de 2016. A entrevista foi aplicada aos estudantes do CEJA, foi realizada entre os dias 09 e 10 de agosto de 2016, onde foram entrevistados 04 estudantes do sexo masculino matriculados na escola. A entrevista foi guiada pelas seguintes perguntas: Em que nível de escolaridade você estava quando ingressou no CEJA? Quanto tempo você permaneceu fora da escola? Qual motivo levou você a procurar a escola? Você considera que as expectativas relacionadas ao processo da EJA foram atingidas? Que perspectivas você aspira ao concluir os estudos no CEJA? Você considera que a EJA lhe proporcionou de fato a inclusão no processo educacional? Em que aspecto a escolarização que você recebeu no CEJA mudou sua vida? Além das perguntas abertas, buscou-se identificar, por meio de perguntas fechadas, o sexo e o nível de escolaridade dos entrevistados. Ao término da pesquisa concluímos que, embora estejam em diferentes faixas etárias os entrevistados, atualmente, possuem o mesmo nível de escolaridade e as mesmas expectativas quanto à conclusão dos estudos. Todos acreditam estar inclusos no processo de aprendizagem da EJA e mesmo com a oposição de 50% dos entrevistados quanto a mudanças em suas vidas, todos têm como objetivo ingressar no Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ESCOLARIZAÇÃO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID8333_15082016215800.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYKAELL DOUGLLAS CARNEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "MYKAELL LIMA" "autor_email" => "kaell.18.kaell@gmail.com" "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS IGUATU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19871 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2162 "inscrito_id" => 8333 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE" "resumo" => "Este trabalho de pesquisa tem como objetivos perceber a importância do processo de escolarização e inclusão dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota da cidade de Iguatu - Ceará, identificar o perfil dos estudantes matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e analisar as mudanças que esse processo proporcionou na vida desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Optou-se como método para coleta de dados uma entrevista em profundidade semiestruturada realizada no mês de agosto de 2016. A entrevista foi aplicada aos estudantes do CEJA, foi realizada entre os dias 09 e 10 de agosto de 2016, onde foram entrevistados 04 estudantes do sexo masculino matriculados na escola. A entrevista foi guiada pelas seguintes perguntas: Em que nível de escolaridade você estava quando ingressou no CEJA? Quanto tempo você permaneceu fora da escola? Qual motivo levou você a procurar a escola? Você considera que as expectativas relacionadas ao processo da EJA foram atingidas? Que perspectivas você aspira ao concluir os estudos no CEJA? Você considera que a EJA lhe proporcionou de fato a inclusão no processo educacional? Em que aspecto a escolarização que você recebeu no CEJA mudou sua vida? Além das perguntas abertas, buscou-se identificar, por meio de perguntas fechadas, o sexo e o nível de escolaridade dos entrevistados. Ao término da pesquisa concluímos que, embora estejam em diferentes faixas etárias os entrevistados, atualmente, possuem o mesmo nível de escolaridade e as mesmas expectativas quanto à conclusão dos estudos. Todos acreditam estar inclusos no processo de aprendizagem da EJA e mesmo com a oposição de 50% dos entrevistados quanto a mudanças em suas vidas, todos têm como objetivo ingressar no Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ESCOLARIZAÇÃO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID8333_15082016215800.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYKAELL DOUGLLAS CARNEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "MYKAELL LIMA" "autor_email" => "kaell.18.kaell@gmail.com" "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS IGUATU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }