O presente estudo analisa a EAD – Educação a Distância – na contemporaneidade em meio a desafios e perspectivas em busca de uma identidade e que está inserida no contexto educacional como uma modalidade de ensino abordada por uma proposta política de educação permanente. Ante as elucubrações ao longo do curso, constataram-se análises que confirmam que a Educação é permanente, mais suas modalidades não, pois, estas nascem com as políticas públicas. O que é permanente tem duração e é processo ao longo da vida, mais uma ou outra modalidade adjetivada da educação não é permanente, pois, depende também das políticas econômicas que determinam certas ações no âmbito educacional. Assim, apresenta-se como objetivo geral, analisar as implicações que permeiam a EAD em seus aspectos: político, social, científico, tecnológico, teórico e educacional que a introjetam como modalidade de ensino frente às políticas públicas de formação permanente, pois, se infere que tais políticas se constituem instrumento de avanço ou permanência a determinados fatos face às reformas educacionais embasadas na busca de estratégias e metodologias de intervenção no contexto escolar. Para atingir tais objetivos utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com revisão bibliográfica da literatura sobre o tema aludido com foco no objeto de estudo. E, finalmente, foram tecidas as considerações sobre o papel da EAD enquanto modalidade de ensino tendo em vista todas as situações abordadas nos capítulos e a difusão das novas tecnologias aplicadas à educação, além das implicações dessa nova tendência nos processos educacionais.