Entende-se que a pesquisa é um procedimento racional e sistemático, que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. O presente trabalho objetiva conhecer o posicionamentos dos alunos frente a abordagem da História da química como instrumento facilitador da aprendizagem na disciplina de Química, bem como avaliar as dificuldades dos alunos com a referida disciplina e se a inserção da História da química dentro das aulas proporcionaria benefícios aos alunos no que diz respeito a aprendizagem. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho (CEMA) localizado no município de Zé Doca, Com a análise dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos encontram sim dificuldades na aprendizagem da disciplina Química e listam como principais obstáculos que os conteúdos são densos e desinteressantes e a metodologia utilizada pelo professor não motiva, grande porcentagem dos alunos considera importante o estudo da história da química e gostariam que a mesma fosse utilizada durante as aulas, no entanto a falta de interesse por parte de uma pequena porcentagem de alunos em estudar sobre História da química afirmando ser apenas mais conteúdos acrescentados a disciplina. Mais ainda assim, em sua maioria os alunos acreditam que essa abordagem traria benefícios a aprendizagem da química os alunos sabem dos benefícios e afirmam que essa abordagem dinamizaria o ensino tornado a aprendizagem mais eficaz e criativa.