Nesse artigo são apresentados dados parciais de um estudo bibliográfico sobre a prática da pesquisa na licenciatura. O objetivo é identificar o que tem sido discutido na última década sobre o papel que a pesquisa pode exercer na formação docente. Na literatura brasileira não há uma produção teórica sistemática sobre o papel da pesquisa na licenciatura, contudo esses estudos têm se apresentado mais numerosos na última década. A discussão sobre a pesquisa e formação docente gira principalmente em torno do professor pesquisador, indicando que há uma lacuna sobre pesquisas específicas relacionadas à prática da pesquisa nas licenciaturas. Esse fator pode estar relacionado à concepção equivocada, ainda presente nas universidades brasileiras de que a pesquisa é exclusividade dos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, não cabendo a prática da pesquisa na graduação. Concluiu-se que o ensino nas universidades no âmbito da graduação é marcado pela cisão entre teoria e prática, ainda que haja atualmente legislações que indicam a importância e a necessidade de a pesquisa se constituir como eixo formativo das licenciaturas. A ausência da pesquisa na formação docente tem contribuído para que continue sendo ofertada ao estudante uma formação acrítica desvinculada de sua área de atuação. As lacunas identificadas nesse artigo em relação à pouca produção teórica sobre a pesquisa na formação docente indicam que há a necessidade de aprofundamento nesse campo de discussão, uma vez que entende-se que a prática da pesquisa deve ser legitimada na licenciatura para que, ao se inserir como docente no contexto da Educação Básica o profissional-professor esteja apto a refletir e problematizar a prática educativa em sua sala de aula e em contextos mais amplos do processo educacional.