A educação profissional no Brasil: o que dizem os indicadores oficiais? Para responder essa pergunta fizemos uma pesquisa no Anuário Brasileiro da Educação Básica, analisando os dados que se referem a essa modalidade de ensino. A educação Profissional quando agregada ao Ensino Médio tem a perspectiva de formar os indivíduos para o trabalho. Sendo assim reconhecendo que essa modalidade destina-se especialmente aos jovens, objetiva-se com esse estudo problematizar os dados da educação profissional presentes no referido anuário, através da elaboração de questões que envolvam conhecimentos matemáticos. Para isso, foram elaboradas questões matemáticas com a finalidade de facilitar a compreensão do tema, em seguida essas questões foram aplicadas aos alunos do Ensino Médio como atividade do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública. Problematiza-se esses dados em relação as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para essa modalidade de ensino no Brasil. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estudo tem características qualitativa e quantitativa sendo desenvolvida por meio de pesquisas bibliográficas. Os resultados mostram que a expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia contribuíram para os avanços ocorridos na última década, porém, não são suficientes para alcançarem as metas propostas pelo PNE. Por fim, consideramos que esse estudo traz uma metodologia inovadora para o ensino de Matemática, por possibilitar aos alunos refletirem matematicamente sobre o tema cuja abordagem se encontra inserida nas questões que envolvem a oferta de educação profissional no país.