Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIVERSIDADE CULTURAL: DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE CULTURAL Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19750
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2561
    "inscrito_id" => 766
    "titulo" => "A DIVERSIDADE CULTURAL: DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      RESUMO: O trabalho intitulado A diversidade cultural: desafios para a avaliação da aprendizagem é parte dos interesses de estudos da autora principal deste artigo em seu campo de trabalho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Hoje a disciplina de avaliação educacional se encontra enquanto “lacuna” no corpo curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia em várias universidades e vem sendo ministrada tão somente no corpo da Didática. E este trabalho tem como meta levantar reflexões para promover este sã “despertar”. A metodologia é de caráter qualitativo e bibliográfico. O artigo foi construído a partir da questão: A avaliação da aprendizagem realizada hoje atende a diversidade cultural dos educandos que chegam à porta da escola? Como objetivo geral “Refletir sobre o acontecer da avaliação da aprendizagem realizada na escola de e para a diversidade cultural”. Está organizado em dois blocos: a) Propõe incursões sobre as concepções de avaliação, diversidade e diversidade cultural escolar; b) Apresenta reflexões sobre a necessidade de que se realizem ensaios no campo da avaliação da aprendizagem para o atendimento da diversidade cultural na escola. O texto se constitui em temática relevante por contribuir para a formação profissional inicial e continuada do pedagogo no campo da avaliação educacional.\r\n
      Palavras-Chave: Avaliação, Aprendizagem, Diversidade cultural.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID766_17082016111319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "SHEYLA MACEDO"
    "autor_email" => "sheyla_macedo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19750
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2561
    "inscrito_id" => 766
    "titulo" => "A DIVERSIDADE CULTURAL: DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      RESUMO: O trabalho intitulado A diversidade cultural: desafios para a avaliação da aprendizagem é parte dos interesses de estudos da autora principal deste artigo em seu campo de trabalho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Hoje a disciplina de avaliação educacional se encontra enquanto “lacuna” no corpo curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia em várias universidades e vem sendo ministrada tão somente no corpo da Didática. E este trabalho tem como meta levantar reflexões para promover este sã “despertar”. A metodologia é de caráter qualitativo e bibliográfico. O artigo foi construído a partir da questão: A avaliação da aprendizagem realizada hoje atende a diversidade cultural dos educandos que chegam à porta da escola? Como objetivo geral “Refletir sobre o acontecer da avaliação da aprendizagem realizada na escola de e para a diversidade cultural”. Está organizado em dois blocos: a) Propõe incursões sobre as concepções de avaliação, diversidade e diversidade cultural escolar; b) Apresenta reflexões sobre a necessidade de que se realizem ensaios no campo da avaliação da aprendizagem para o atendimento da diversidade cultural na escola. O texto se constitui em temática relevante por contribuir para a formação profissional inicial e continuada do pedagogo no campo da avaliação educacional.\r\n
      Palavras-Chave: Avaliação, Aprendizagem, Diversidade cultural.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID766_17082016111319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "SHEYLA MACEDO"
    "autor_email" => "sheyla_macedo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO: O trabalho intitulado A diversidade cultural: desafios para a avaliação da aprendizagem é parte dos interesses de estudos da autora principal deste artigo em seu campo de trabalho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Hoje a disciplina de avaliação educacional se encontra enquanto “lacuna” no corpo curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia em várias universidades e vem sendo ministrada tão somente no corpo da Didática. E este trabalho tem como meta levantar reflexões para promover este sã “despertar”. A metodologia é de caráter qualitativo e bibliográfico. O artigo foi construído a partir da questão: A avaliação da aprendizagem realizada hoje atende a diversidade cultural dos educandos que chegam à porta da escola? Como objetivo geral “Refletir sobre o acontecer da avaliação da aprendizagem realizada na escola de e para a diversidade cultural”. Está organizado em dois blocos: a) Propõe incursões sobre as concepções de avaliação, diversidade e diversidade cultural escolar; b) Apresenta reflexões sobre a necessidade de que se realizem ensaios no campo da avaliação da aprendizagem para o atendimento da diversidade cultural na escola. O texto se constitui em temática relevante por contribuir para a formação profissional inicial e continuada do pedagogo no campo da avaliação educacional. Palavras-Chave: Avaliação, Aprendizagem, Diversidade cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.