RESUMO: O trabalho intitulado A diversidade cultural: desafios para a avaliação da aprendizagem é parte dos interesses de estudos da autora principal deste artigo em seu campo de trabalho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Hoje a disciplina de avaliação educacional se encontra enquanto “lacuna” no corpo curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia em várias universidades e vem sendo ministrada tão somente no corpo da Didática. E este trabalho tem como meta levantar reflexões para promover este sã “despertar”. A metodologia é de caráter qualitativo e bibliográfico. O artigo foi construído a partir da questão: A avaliação da aprendizagem realizada hoje atende a diversidade cultural dos educandos que chegam à porta da escola? Como objetivo geral “Refletir sobre o acontecer da avaliação da aprendizagem realizada na escola de e para a diversidade cultural”. Está organizado em dois blocos: a) Propõe incursões sobre as concepções de avaliação, diversidade e diversidade cultural escolar; b) Apresenta reflexões sobre a necessidade de que se realizem ensaios no campo da avaliação da aprendizagem para o atendimento da diversidade cultural na escola. O texto se constitui em temática relevante por contribuir para a formação profissional inicial e continuada do pedagogo no campo da avaliação educacional.
Palavras-Chave: Avaliação, Aprendizagem, Diversidade cultural.