POLÍTICAS DE INCLUSÃO RACIAL NA PERSPECTIVA PÓS-CRÍTICA DO CURRÍCULO: PROPOSTA CURICULAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19611 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2258 "inscrito_id" => 991 "titulo" => "POLÍTICAS DE INCLUSÃO RACIAL NA PERSPECTIVA PÓS-CRÍTICA DO CURRÍCULO: PROPOSTA CURICULAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Muitos docentes de matemática do Ensino Fundamental consideram o ensino desta disciplina relacionada a uma ciência “dura” e exata cujo objetivo é aprender os números, as expressões numéricas e algébricas, construir e interpretar gráficos e tabelas, bem como a resolver problemas, pois a formação acadêmica não fomenta o trabalho de temas transversais e o desenvolvimento de propostas curriculares e discussões voltadas para a teoria do currículo pós-crítico. Sendo assim, este artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta curricular pautada nos pressupostos do currículo pós-críticos, que contemple questões relacionadas as políticas de inclusão racial nas universidades. A metodologia é de caráter qualitativo-quantitativo, como o uso da pesquisa bibliográfica, análise documental/legal, desenvolvimento e aplicação de proposta curricular e síntese dos dados na produção textual. O desenvolvimento de uma proposta curricular voltada para as questões de inclusão racial nas universidades para o Ensino Fundamental II possibilitou o debate sobre as políticas públicas estabelecidas no Brasil e suas relações com os conteúdos de matemática (estatística, cálculos e tratamento de informações), mostrado que esta temática pode ser realizada nas aulas de matemáticas em especial no bloco de tratamento da informação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "PROPOSTA CURRICULAR, COTAS RACIAIS, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID991_16082016090145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEROALDO DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEROALDO SANTOS" "autor_email" => "jeroaldosantos@hotmail.co" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE UNA/BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19611 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2258 "inscrito_id" => 991 "titulo" => "POLÍTICAS DE INCLUSÃO RACIAL NA PERSPECTIVA PÓS-CRÍTICA DO CURRÍCULO: PROPOSTA CURICULAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Muitos docentes de matemática do Ensino Fundamental consideram o ensino desta disciplina relacionada a uma ciência “dura” e exata cujo objetivo é aprender os números, as expressões numéricas e algébricas, construir e interpretar gráficos e tabelas, bem como a resolver problemas, pois a formação acadêmica não fomenta o trabalho de temas transversais e o desenvolvimento de propostas curriculares e discussões voltadas para a teoria do currículo pós-crítico. Sendo assim, este artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta curricular pautada nos pressupostos do currículo pós-críticos, que contemple questões relacionadas as políticas de inclusão racial nas universidades. A metodologia é de caráter qualitativo-quantitativo, como o uso da pesquisa bibliográfica, análise documental/legal, desenvolvimento e aplicação de proposta curricular e síntese dos dados na produção textual. O desenvolvimento de uma proposta curricular voltada para as questões de inclusão racial nas universidades para o Ensino Fundamental II possibilitou o debate sobre as políticas públicas estabelecidas no Brasil e suas relações com os conteúdos de matemática (estatística, cálculos e tratamento de informações), mostrado que esta temática pode ser realizada nas aulas de matemáticas em especial no bloco de tratamento da informação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "PROPOSTA CURRICULAR, COTAS RACIAIS, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID991_16082016090145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEROALDO DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEROALDO SANTOS" "autor_email" => "jeroaldosantos@hotmail.co" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE UNA/BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }