Neste artigo propomos discutir e avaliar o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental visando melhorar o ensino e intervir nos problemas que surgem no processo de construção do conhecimento e de transmissão do saber. Fundamentado em teóricos que buscam adequar o ensino com a realidade dos alunos, para que os estereótipos do ensino de língua portuguesa como "disciplina chata" acabem, transformando o ensino metódico em um ensino mais lúdico. Como metodologia elaboramos e aplicamos um questionário em uma turma de 6º ano do fundamental II, questionando a visão dos alunos perante o ensino de língua portuguesa e quais as dificuldades e afinidades que sentem em relação a disciplina. Contudo, observou-se que mais de 50% dos alunos que participaram da pesquisa responderam negativamente a respeito da afinidade com a matéria devido a dificuldade de aprendizado. Por fim concluímos que acontece no ensino da disciplina de português é a dispersão dos alunos por outros meios que chamem mais atenção principalmente devido o método de ensino utilizado em sala de aula que torna as aulas cansativas e chatas. Assim discutimos métodos e teorias relacionadas as práticas para que o ensino de língua portuguesa no geral se torne interativo e instigante ao aluno.