A prática dos esportes de aventura vem crescendo socialmente. E a procura por essas atividades tem sido significativa, principalmente por adolescentes, motivo pelo qual foram escolhidas algumas dessas práticas na intervenção realizada nas escolas. Buscando conscientizar os alunos sobre a importância da preservação da natureza. Este trabalho objetiva apresentar o resultado da aplicação do esporte de aventura feita por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Educação Física, do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. A intervenção foi realizada com alunos de ambos os sexos, pertencentes à segunda fase do ensino fundamental (7º ao 8º anos), com idades entre 11 a 15 anos. As atividades aconteceram na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João Pessoa/PB, no turno da manhã, sendo dois encontros semanais, com duração de 45 minutos. O método de procedimento foi o colaborativo, sendo desenvolvido em quatro fases distintas: estudo do contexto escolar e do grupo participante, aprofundamento do conhecimento sobre esporte de aventura, planejamento, prática e avaliação do processo de ensino aprendizagem. Ao final da intervenção concluímos que o esporte de aventura nas aulas de educação física é um tema inovador, a ação estimula o desejo de superação, favorecendo a turma compreender-se como parte integrante da natureza e, por isso, precisa respeitar e preservar o meio ambiente onde está inserido.