A caatinga é um bioma originalmente brasileiro, predominante no nordeste e rico em biodiversidade, porém pouco se sabe acerca da riqueza deste ambiente. Este por sua vez é retratado através de conceitos e imagens que, muitas vezes, não o valorizam, ou não demonstram como, de fato, é constituído. Essas imagens são disseminadas em livros didáticos, em meios midiáticos, perpassando a representação de uma caatinga pobre, feia, atrasada no tempo, assim como todos os seus integrantes. Neste sentido, o presente trabalho visa investigar quais as representações do bioma caatinga existentes entre estudantes do 7° ano de duas escolas públicas situadas em dois contextos diferenciados através das imagens visuais. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo de intervenção. Em cada escola os alunos apresentaram uma imagem autoral representativa do bioma caatinga explicando os motivos de escolha da imagem. Os registros das atividades foram feitos através de gravações de áudio e imagens, para a composição de um vídeo-mosaico nas duas turmas, como forma de registro documental. Dentre as imagens apresentadas, destacam-se elementos considerados característicos deste ambiente como o cacto, o sisal, períodos de seca profunda, bem como o verde das plantas. As diferentes formas de perceber a caatinga foram de fundamental importância para a construção de conhecimento para todos os sujeitos participantes da pesquisa. Essas representações permitiram o entendimento dos diversos significados que a caatinga pode estabelecer nestes contextos.