O pesquisador se propõe a fazer uma investigação o ponto de partida é definir o objeto e os objetivos, aspectos que servirão de guia na busca do que se pretende investigar. Neste sentido, a elaboração do Estado da Questão (EQ) contribuirá para a descoberta e/ou redefinição dos caminhos da pesquisa. Sendo assim, o objeto desse escrito foi composto pelo Estado da Questão tendo por escopo o conhecimento avaliativo dos professores dos cursos de Pedagogia. Objetivou-se conhecer as investigações que adotaram por objeto o conhecimento avaliativo. A pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como fundamentação teórico-metodológica basilar, os escritos de Minayo (2015), Nóbrega-Therrien e Therrien (2010), Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), Portal de Periódicos da CAPES, acervos das Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). As indicações metodológicas da pesquisa de cunho qualitativo recorreram a técnica de coleta de dados bibliográfica realizando buscas em quatro bases de dados. As pesquisas realizadas deixaram de evidenciar a especificidade do objeto perquirido, sendo que no mapeamento, escolhemos descritores que pudessem apresentar/reforçar as categorias iniciais de pesquisa, sendo geradores da compreensão entre os aspectos descritos nos trabalhos de teses, dissertações e artigos publicados em periódicos. Sendo assim, enaltecemos a relevância do EQ, pelo fato de auxiliar os pesquisadores no planejamento das investigações sendo sinalizadores dos aspectos de ineditismo e originalidade necessários as pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.