A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS TEMÁTICAS COMO PROPOSIÇÕES METODOLOGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19719 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3255 "inscrito_id" => 6633 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS TEMÁTICAS COMO PROPOSIÇÕES METODOLOGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Através do presente trabalho pretendemos mostrar a importância das oficinas temáticas como proposições metodológicas para a construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia,que se constitui uma das atividades realizadas durante a disciplina de Orientação em Estágio Supervisionado em Geografia I. O estágio se apresenta como uma das etapas mais importantes na licenciatura, pois é nesse momento onde muitos licenciandos tem um primeiro contato com o ambiente escolar, e principalmente com a sala de aula, já adquirindo grande experiência para o seu futuro enquanto profissional da educação. Nesse contexto, as oficinas temáticas surgem como instrumentos que visam auxiliar os estagiários na realização da sua prática. Assim, para a realização deste trabalho foi realizado um momento de planejamento em sala de aula no 5º período do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, Campus Maria Eliza de Albuquerque Maria-CAMEAM, e em seguida houve a realização de uma oficina temática intitulada “Pluralidade Cultural” desenvolvida na Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, na turma do 8º ano II, contribuindo de forma significativa para o conhecimento e a formação dos estagiários. As oficinas temáticas se apresentam como uma proposição metodológica de grande relevância para o ensino de Geografia, haja vista a necessidade de uma prática docente que estimule o aluno ser sujeito ativo na construção de uma aprendizagem mais qualitativa e dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "OFICINAS TEMÁTICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6633_18082016172907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON MONTEIRO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON ARAUJO" "autor_email" => "andersongeografia2@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19719 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3255 "inscrito_id" => 6633 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS TEMÁTICAS COMO PROPOSIÇÕES METODOLOGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Através do presente trabalho pretendemos mostrar a importância das oficinas temáticas como proposições metodológicas para a construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia,que se constitui uma das atividades realizadas durante a disciplina de Orientação em Estágio Supervisionado em Geografia I. O estágio se apresenta como uma das etapas mais importantes na licenciatura, pois é nesse momento onde muitos licenciandos tem um primeiro contato com o ambiente escolar, e principalmente com a sala de aula, já adquirindo grande experiência para o seu futuro enquanto profissional da educação. Nesse contexto, as oficinas temáticas surgem como instrumentos que visam auxiliar os estagiários na realização da sua prática. Assim, para a realização deste trabalho foi realizado um momento de planejamento em sala de aula no 5º período do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, Campus Maria Eliza de Albuquerque Maria-CAMEAM, e em seguida houve a realização de uma oficina temática intitulada “Pluralidade Cultural” desenvolvida na Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, na turma do 8º ano II, contribuindo de forma significativa para o conhecimento e a formação dos estagiários. As oficinas temáticas se apresentam como uma proposição metodológica de grande relevância para o ensino de Geografia, haja vista a necessidade de uma prática docente que estimule o aluno ser sujeito ativo na construção de uma aprendizagem mais qualitativa e dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "OFICINAS TEMÁTICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6633_18082016172907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON MONTEIRO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON ARAUJO" "autor_email" => "andersongeografia2@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }