A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR DEUSDETH VITÓRIO DIAS, EM VÁRZEA BRANCA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19715 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3030 "inscrito_id" => 12127 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR DEUSDETH VITÓRIO DIAS, EM VÁRZEA BRANCA." "resumo" => "Este trabalho surgiu da necessidade de fazer-se uma reflexão sobre o ensino de Geografia e sua contribuição na formação do sujeito crítico e participativo no ensino fundamental da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias, em Várzea Branca, Pi, analisando então a concepção dos professores de Geografia da referida escola. Para a realização deste trabalho, foram traçados alguns objetivos, tendo como principal refletir sobre a importância da educação geográfica na formação do individuo e de sua relação com o meio, e como específicos analisar os avanços e os desafios relacionados a disciplina de Geografia, e entender sua contribuição para a compreensão da realidade. A análise foi realizada com base em pesquisas bibliográficas, e entrevistas com professores do ensino fundamental I e II, para entender a percepção dos mesmos sobre o ensino de Geografia. Diante das entrevistas, constatou- se que a Geografia é de fundamental importância para a compreensão do mundo e dos fenômenos geográficos, mas ainda não é valorizada como deveria, pois alunos e professores não se dão conta do potencial que esta disciplina tem a oferecer. Contudo faz- se necessário entender que a Geografia está presente no cotidiano do sujeito possibilitando- lhe pensar livremente e agir de forma consciente e responsável diante dos desafios da contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PERCEPÇÃO DO MUNDO, FORMAÇÃO DO SUJEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12127_17082016221950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETE PAES DE MACÊDO" "autor_nome_curto" => "JANETE" "autor_email" => "janetepaesdemacedo@gmail." "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19715 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3030 "inscrito_id" => 12127 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR DEUSDETH VITÓRIO DIAS, EM VÁRZEA BRANCA." "resumo" => "Este trabalho surgiu da necessidade de fazer-se uma reflexão sobre o ensino de Geografia e sua contribuição na formação do sujeito crítico e participativo no ensino fundamental da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias, em Várzea Branca, Pi, analisando então a concepção dos professores de Geografia da referida escola. Para a realização deste trabalho, foram traçados alguns objetivos, tendo como principal refletir sobre a importância da educação geográfica na formação do individuo e de sua relação com o meio, e como específicos analisar os avanços e os desafios relacionados a disciplina de Geografia, e entender sua contribuição para a compreensão da realidade. A análise foi realizada com base em pesquisas bibliográficas, e entrevistas com professores do ensino fundamental I e II, para entender a percepção dos mesmos sobre o ensino de Geografia. Diante das entrevistas, constatou- se que a Geografia é de fundamental importância para a compreensão do mundo e dos fenômenos geográficos, mas ainda não é valorizada como deveria, pois alunos e professores não se dão conta do potencial que esta disciplina tem a oferecer. Contudo faz- se necessário entender que a Geografia está presente no cotidiano do sujeito possibilitando- lhe pensar livremente e agir de forma consciente e responsável diante dos desafios da contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PERCEPÇÃO DO MUNDO, FORMAÇÃO DO SUJEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12127_17082016221950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETE PAES DE MACÊDO" "autor_nome_curto" => "JANETE" "autor_email" => "janetepaesdemacedo@gmail." "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }