Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EM (FOCO) P´RATICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC

Palavra-chaves: LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, PNAIC, FORMAÇÃO DE PROFESSOR Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20897
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3497
    "inscrito_id" => 2435
    "titulo" => "EM (FOCO) P´RATICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC"
    "resumo" => """
      EM (FOCO): PRÁTICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC\r\n
      Autora: Mnda. Suzana Maria de Queiroz Bento\r\n
      Co-autora: Shureyd Araújo Figueiredo\r\n
      Co-autora: Maria Kleanya Viana dos Santos\r\n
      Orientadora: Dra. Roziane Marinho Ribeiro\r\n
       UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB – UFCG    E-mail:  suzana.queiroz@uol.com.br\r\n
      Resumo: O presente artigo traz uma discussão teórica sobre o enfoque que é dado à leitura no Pacto Nacional Para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na nossa pesquisa observação analisamos alguns documentos dos cadernos do PNAIC e (re)visitamos os conceitos teóricos utilizados nesses cadernos para identificarmos se há a efetivação por parte de alguns professores participantes do PNAIC de práticas com crianças ente 06 a 08 anos de idade com  relação ao ensino de leitura significativa. O nosso objetivo é analisar como os professores estão utilizando algumas estratégias de leitura orientadas pelo PNAIC e de como estão fazem uso da “CAIXA DE LIVROS” de literatura infantil para que os alunos interajam com a leitura, ora sendo um trabalho de aprofundamento, ora sendo um trabalho de consolidação. Alguns resultados preliminares apontam que os professores ora conservam o que já trazem de sua formação, ora inovam com os conhecimentos adquiridos no PNAIC, mas é preciso uma atuação mais efetiva nas práticas de letramentos plurais, principalmente no letramento literário que não deve ser utilitarista e sim, baseado em vários gêneros textuais orais e escritos que tenham significado para a vida do aluno. Em algumas realidades, os professores aplicam os conhecimentos e as orientações que lhe estão sendo dadas, mas quando saem dos cursos de formação continuada, muitas vezes passam a apresentar aquilo que lhe é cômodo. A conservação dos seus métodos de ensino e a forma desses professores de ministrarem os conteúdos em todas as áreas do conhecimento volta a ser aquela de forma mecanizada. O PNAIC em toda a sua proposta configura um ensino e uma aprendizagem significativos. Nosso trabalho é pautado nos estudos sobre LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR e SOCIOINTERACIONISMO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, PNAIC, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2435_19082016161541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA MARIA DE QUEIROZ BENTO"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA QUEIROZ"
    "autor_email" => "suzana.queiroz@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB/UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20897
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3497
    "inscrito_id" => 2435
    "titulo" => "EM (FOCO) P´RATICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC"
    "resumo" => """
      EM (FOCO): PRÁTICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC\r\n
      Autora: Mnda. Suzana Maria de Queiroz Bento\r\n
      Co-autora: Shureyd Araújo Figueiredo\r\n
      Co-autora: Maria Kleanya Viana dos Santos\r\n
      Orientadora: Dra. Roziane Marinho Ribeiro\r\n
       UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB – UFCG    E-mail:  suzana.queiroz@uol.com.br\r\n
      Resumo: O presente artigo traz uma discussão teórica sobre o enfoque que é dado à leitura no Pacto Nacional Para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na nossa pesquisa observação analisamos alguns documentos dos cadernos do PNAIC e (re)visitamos os conceitos teóricos utilizados nesses cadernos para identificarmos se há a efetivação por parte de alguns professores participantes do PNAIC de práticas com crianças ente 06 a 08 anos de idade com  relação ao ensino de leitura significativa. O nosso objetivo é analisar como os professores estão utilizando algumas estratégias de leitura orientadas pelo PNAIC e de como estão fazem uso da “CAIXA DE LIVROS” de literatura infantil para que os alunos interajam com a leitura, ora sendo um trabalho de aprofundamento, ora sendo um trabalho de consolidação. Alguns resultados preliminares apontam que os professores ora conservam o que já trazem de sua formação, ora inovam com os conhecimentos adquiridos no PNAIC, mas é preciso uma atuação mais efetiva nas práticas de letramentos plurais, principalmente no letramento literário que não deve ser utilitarista e sim, baseado em vários gêneros textuais orais e escritos que tenham significado para a vida do aluno. Em algumas realidades, os professores aplicam os conhecimentos e as orientações que lhe estão sendo dadas, mas quando saem dos cursos de formação continuada, muitas vezes passam a apresentar aquilo que lhe é cômodo. A conservação dos seus métodos de ensino e a forma desses professores de ministrarem os conteúdos em todas as áreas do conhecimento volta a ser aquela de forma mecanizada. O PNAIC em toda a sua proposta configura um ensino e uma aprendizagem significativos. Nosso trabalho é pautado nos estudos sobre LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR e SOCIOINTERACIONISMO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, PNAIC, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2435_19082016161541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA MARIA DE QUEIROZ BENTO"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA QUEIROZ"
    "autor_email" => "suzana.queiroz@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB/UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

EM (FOCO): PRÁTICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC Autora: Mnda. Suzana Maria de Queiroz Bento Co-autora: Shureyd Araújo Figueiredo Co-autora: Maria Kleanya Viana dos Santos Orientadora: Dra. Roziane Marinho Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB – UFCG E-mail: suzana.queiroz@uol.com.br Resumo: O presente artigo traz uma discussão teórica sobre o enfoque que é dado à leitura no Pacto Nacional Para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na nossa pesquisa observação analisamos alguns documentos dos cadernos do PNAIC e (re)visitamos os conceitos teóricos utilizados nesses cadernos para identificarmos se há a efetivação por parte de alguns professores participantes do PNAIC de práticas com crianças ente 06 a 08 anos de idade com relação ao ensino de leitura significativa. O nosso objetivo é analisar como os professores estão utilizando algumas estratégias de leitura orientadas pelo PNAIC e de como estão fazem uso da “CAIXA DE LIVROS” de literatura infantil para que os alunos interajam com a leitura, ora sendo um trabalho de aprofundamento, ora sendo um trabalho de consolidação. Alguns resultados preliminares apontam que os professores ora conservam o que já trazem de sua formação, ora inovam com os conhecimentos adquiridos no PNAIC, mas é preciso uma atuação mais efetiva nas práticas de letramentos plurais, principalmente no letramento literário que não deve ser utilitarista e sim, baseado em vários gêneros textuais orais e escritos que tenham significado para a vida do aluno. Em algumas realidades, os professores aplicam os conhecimentos e as orientações que lhe estão sendo dadas, mas quando saem dos cursos de formação continuada, muitas vezes passam a apresentar aquilo que lhe é cômodo. A conservação dos seus métodos de ensino e a forma desses professores de ministrarem os conteúdos em todas as áreas do conhecimento volta a ser aquela de forma mecanizada. O PNAIC em toda a sua proposta configura um ensino e uma aprendizagem significativos. Nosso trabalho é pautado nos estudos sobre LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR e SOCIOINTERACIONISMO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.