A INSTRUÇÃO PÚBLICA E A ATUAÇÃO DO ESTADO NOS PRIMEIROS ANOS DA ERA REPUBLICANA (1889-1895)
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19942 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1531 "inscrito_id" => 10571 "titulo" => "A INSTRUÇÃO PÚBLICA E A ATUAÇÃO DO ESTADO NOS PRIMEIROS ANOS DA ERA REPUBLICANA (1889-1895)" "resumo" => "O período da Primeira República marcou pelo desenvolvimento educacional vivenciado no país e no estado do Rio Grande Norte, de maneira que se faz imperativo entender como o Estado atuou no campo educacional entre os anos de 1889 e 1895. Assim sendo, objetiva-se pesquisar a atuação do Estado no desenvolvimento do ensino nos anos iniciais da República, a partir das representações do imaginário da cultura escolar potiguar presentes nas Mensagens anuais da administração pública. Para operacionalizar este pesquisa, foi construído o conceito de imaginário da cultura escolar a partir da junção dos conceitos de imaginário (Castoriadis, Le Goff, Pantlagean, Baczo) e de cultura escolar (Dominique Julia). A união destes dois conceitos possibilitou o estudo do imaginário presente no âmbito dos discursos, sob a influência decisiva do Estado-Providência (Bosi). Nos primeiros anos observou-se uma significativa instabilidade política, contudo, pode-se afirmar que em todas as mensagens proferidas pelo governo, a preocupação com a instrução pública foi uma constante. Quando o primeiro governador foi eleito, no ano de 1892, foi realizada a primeira reforma da instrução pública potiguar. Por fim, é importante perceber que a atuação do Estado na instrução pública durante o período estudado se deu, principalmente, no campo das ideias. As iniciativas tomadas não foram muito eficientes na prática, já que a situação do ensino pouco mudou, no entanto, revelam as “nobres aspirações” citadas por Pinto de Abreu, que inspiraram as futuras administrações e construíram o imaginário da cultura escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "IMAGINÁRIO DA CULTURA ESCOLAR, ESTADO-PROVIDÊNCIA, INSTRUÇÃO PÚBLICA, PRIMEIRA REPÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID10571_15082016041636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA GABRIELLA DE SOUZA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "ANNA CORDEIRO" "autor_email" => "gabriellacordeiro@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19942 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1531 "inscrito_id" => 10571 "titulo" => "A INSTRUÇÃO PÚBLICA E A ATUAÇÃO DO ESTADO NOS PRIMEIROS ANOS DA ERA REPUBLICANA (1889-1895)" "resumo" => "O período da Primeira República marcou pelo desenvolvimento educacional vivenciado no país e no estado do Rio Grande Norte, de maneira que se faz imperativo entender como o Estado atuou no campo educacional entre os anos de 1889 e 1895. Assim sendo, objetiva-se pesquisar a atuação do Estado no desenvolvimento do ensino nos anos iniciais da República, a partir das representações do imaginário da cultura escolar potiguar presentes nas Mensagens anuais da administração pública. Para operacionalizar este pesquisa, foi construído o conceito de imaginário da cultura escolar a partir da junção dos conceitos de imaginário (Castoriadis, Le Goff, Pantlagean, Baczo) e de cultura escolar (Dominique Julia). A união destes dois conceitos possibilitou o estudo do imaginário presente no âmbito dos discursos, sob a influência decisiva do Estado-Providência (Bosi). Nos primeiros anos observou-se uma significativa instabilidade política, contudo, pode-se afirmar que em todas as mensagens proferidas pelo governo, a preocupação com a instrução pública foi uma constante. Quando o primeiro governador foi eleito, no ano de 1892, foi realizada a primeira reforma da instrução pública potiguar. Por fim, é importante perceber que a atuação do Estado na instrução pública durante o período estudado se deu, principalmente, no campo das ideias. As iniciativas tomadas não foram muito eficientes na prática, já que a situação do ensino pouco mudou, no entanto, revelam as “nobres aspirações” citadas por Pinto de Abreu, que inspiraram as futuras administrações e construíram o imaginário da cultura escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "IMAGINÁRIO DA CULTURA ESCOLAR, ESTADO-PROVIDÊNCIA, INSTRUÇÃO PÚBLICA, PRIMEIRA REPÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID10571_15082016041636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA GABRIELLA DE SOUZA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "ANNA CORDEIRO" "autor_email" => "gabriellacordeiro@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }