O presente artigo tem por objetivo analisar e inteirar-se de como estão sendo tratadas as imagens referentes aos negros e aos indígenas a partir dos livros didáticos que estão sendo utilizados nas escolas, com base na decretação da lei 10.639/2003 que assegura que todas as escolas devam incluir nas práticas educativas a história e a cultura afro-brasileira e africana, permitindo assim, aos alunos uma compreensão do processo histórico buscando desnaturalizar o preconceito, racismo e descriminação em relação aos povos negros, da mesma forma que a lei 11.645/2008 foi decretada para ser introduzido o ensino da cultura indígena e sua história para desmistificar a ideia que os alunos têm sobre esses povos. O livro didático frequentemente é usado como única ferramenta metodológica pelo docente, e a partir dessa reflexão observa-se o quanto esse suporte está presente no imaginário de cada aluno. Dessa forma realizamos uma leitura-análise do livro didático “História Sociedade e Cidadania” de Alfredo Boulos Júnior, no intuito de apontar o pragmatismo racial e as suas contribuições referente as leis.