Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BIOLÓGICA, DOCENTES DE BIOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19677
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2842
    "inscrito_id" => 3988
    "titulo" => "A BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A bioalfabetização no Ensino Médio representa um processo necessário no contexto das escolas atuais, a fim de que os estudantes detenham saberes teóricos e práticos que, vinculados ao mundo vivo, permita a sua utilização no dia a dia, para enfrentar situações reais e problemáticas. O estudo apresenta, portanto, como objetivo geral, analisar a constituição da bioalfabetização no Ensino Médio de Teresina-PI na interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia. Adota, como embasamento teórico, autores como Giassi (2009), Krasilchik (2011), Mendes Sobrinho (2006); Souza (2012), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-analítico-interpretativa. Tem como sujeitos 120 discentes do Ensino Médio e 10 professores de Biologia que atuam neste nível de ensino, em escolas públicas da rede estadual de Teresina-PI. Os dados estão sendo produzidos a partir de duas vertentes instrumentais: teste de verificação de conhecimentos e entrevista semiestruturada. Como resultado parcial do processo investigativo, percebe-se que a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-Piauí é fortemente influenciada pela prática pedagógica dos professores de Biologia, na qual os alunos do Ensino Médio apresentam-se nos níveis nominal e funcional, situação comum às escolas brasileiras, em que os alunos apenas reconhecem e memorizam termos, sem compreender o seu significado biológico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BIOLÓGICA, DOCENTES DE BIOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3988_17082016184410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DA CUNHA GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "patriciagonzaga18@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19677
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2842
    "inscrito_id" => 3988
    "titulo" => "A BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A bioalfabetização no Ensino Médio representa um processo necessário no contexto das escolas atuais, a fim de que os estudantes detenham saberes teóricos e práticos que, vinculados ao mundo vivo, permita a sua utilização no dia a dia, para enfrentar situações reais e problemáticas. O estudo apresenta, portanto, como objetivo geral, analisar a constituição da bioalfabetização no Ensino Médio de Teresina-PI na interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia. Adota, como embasamento teórico, autores como Giassi (2009), Krasilchik (2011), Mendes Sobrinho (2006); Souza (2012), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-analítico-interpretativa. Tem como sujeitos 120 discentes do Ensino Médio e 10 professores de Biologia que atuam neste nível de ensino, em escolas públicas da rede estadual de Teresina-PI. Os dados estão sendo produzidos a partir de duas vertentes instrumentais: teste de verificação de conhecimentos e entrevista semiestruturada. Como resultado parcial do processo investigativo, percebe-se que a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-Piauí é fortemente influenciada pela prática pedagógica dos professores de Biologia, na qual os alunos do Ensino Médio apresentam-se nos níveis nominal e funcional, situação comum às escolas brasileiras, em que os alunos apenas reconhecem e memorizam termos, sem compreender o seu significado biológico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BIOLÓGICA, DOCENTES DE BIOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3988_17082016184410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DA CUNHA GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "patriciagonzaga18@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A bioalfabetização no Ensino Médio representa um processo necessário no contexto das escolas atuais, a fim de que os estudantes detenham saberes teóricos e práticos que, vinculados ao mundo vivo, permita a sua utilização no dia a dia, para enfrentar situações reais e problemáticas. O estudo apresenta, portanto, como objetivo geral, analisar a constituição da bioalfabetização no Ensino Médio de Teresina-PI na interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia. Adota, como embasamento teórico, autores como Giassi (2009), Krasilchik (2011), Mendes Sobrinho (2006); Souza (2012), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-analítico-interpretativa. Tem como sujeitos 120 discentes do Ensino Médio e 10 professores de Biologia que atuam neste nível de ensino, em escolas públicas da rede estadual de Teresina-PI. Os dados estão sendo produzidos a partir de duas vertentes instrumentais: teste de verificação de conhecimentos e entrevista semiestruturada. Como resultado parcial do processo investigativo, percebe-se que a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-Piauí é fortemente influenciada pela prática pedagógica dos professores de Biologia, na qual os alunos do Ensino Médio apresentam-se nos níveis nominal e funcional, situação comum às escolas brasileiras, em que os alunos apenas reconhecem e memorizam termos, sem compreender o seu significado biológico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.