Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AVALIAÇÃO POSTURAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O FOCO NA MOCHILA ESCOLAR. - ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: POSTURA, MOCHILA, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) AT-09: FISIOTERAPIA
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Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

Muitos problemas posturais em crianças têm origem no período dos seus primeiros anos de vida escolar que é o fator primordial para a formação de vícios de postura, no período letivo os estudantes cumprem uma rotina de transporte da mochila e prolongados períodos sentados que aliados a proporções inadequadas do mobiliário em geral oferecido pelas escolas, a utilização da mochila escolar vem gerando várias discussões sobre os feitos e impactos na postura corpórea devido a da atividade de carregar a mochila diariamente, tendo em vista o excesso de peso carregado. Está presente pesquisa tem como objetivo identificar possíveis alterações posturais e correlacionar o excesso de peso e o uso inadequado na mochila escolar no surgimento de alterações posturais. Foram avaliados 44 alunos da 6º serie do colégio Machado de Assis- PI, com idades entre 11 e 13 anos através da utilização da aplicação de questionário, pesagem das crianças e das mochilas e registro fotográfico nos planos coronal e sagital. Observou que 81,81% dos alunos apresentaram a mochila dentro da faixa de tolerância, 71,45% relatou alguma queixa de dor sendo as principais na região da nuca, coluna torácica e lombar, no total foram encontrados 88,64% dos participantes se portavam de forma errada, isto, assim explica as algias e as alterações de postura devido se portar de forma errônea durante as aulas ergonomicamente. Os dados apresentados demonstraram alta freqüência de alterações posturais e algias nos escolares, o que sugere a necessidade da implantação de programas educativos e preventivos no contexto escolar.

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