Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DOS FATORES EMOCIONAIS EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÌSICA DESTREINADAS

Palavra-chaves: ESTADO DE HUMOR, IDADE, MULHERES DESTREINADAS Pôster (PO) AT-10: EDUCAÇÃO FÍSICA
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Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

O exercício físico é fortemente empregado como técnica comportamental para regulação do estado de humor, mostrando-se efetivo na alteração do estado, bem como aumento do vigor e redução da tensão, tem sido bastante pesquisado pelos profissionais da área de saúde que buscam sanar todos os esclarecimentos sobre o tema. Deste modo, o objetivo da presente pesquisa é avaliar a relação entre a idade, tempo sem prática de exercício físico e fatores emocionais em mulheres jovens destreinadas (3 meses). Foram voluntárias da pesquisa mulheres jovens (média = 26±6,26) e destreinadas, matriculadas no curso de Educação Física. Responderam ao questionário POMS versão portuguesa (Profile of Mood States) dividido em 42 itens divididos em 5 escalas negativas (Tensão, Depressão, Hostilidade, Fadiga e Confusão) e uma 1 escala positiva (Vigor), respondidos em escala de Likert de 0 – 4 (Nada - Muitíssimo) onde tratava-se de como o participante estava se sentindo nos últimos 7 dias (incluindo o dia em que respondeu o questionário). Os dados foram tratados com média e desvio padrão, seguidos de análise de correlações bilaterais analisados pelo programa estatístico SPSS versão 21.0. Os resultados mostram correlações bilaterais através coeficiente r de Pearson, entre as variáveis observadas idade e tensão, hostilidade e fadiga. Bem como entre tensão – depressão, hostilidade e fadiga. Desta forma conclui-se que o avanço pela idade pode influenciar na diminuição da percepção de tensão, hostilidade e fadiga, ou seja, quanto mais jovem maior é a percepção destes fatores emocionais.

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