Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A DÁDIVA DA POESIA COMO INSTRUMENTO DE FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Palavra-chaves: RETROALIMENTAÇÃO, SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTÊNCIA, DÁDIVA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT-07: SAÚDE COLETIVA
"2016-06-15 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18783
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 773
    "titulo" => "A DÁDIVA DA POESIA COMO INSTRUMENTO DE FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE"
    "resumo" => "Este texto relata a experiência de uso do instrumento denominado Síntese Poética enquanto ferramenta para fornecimento de feedback (retroalimentação) motivador no processo ensino/aprendizagem na formação em saúde. Os cenários da vivência estão contextualizados na articulação entre Academia, Comunidade e Estratégia Saúde da Família, durante as ações da Atividade Integrada de Educação Saúde e Cidadania (SACI), e do Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde (POTI), nos cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estas disciplinas são ofertadas durante o primeiro e segundo períodos letivos, contribuindo para a inserção precoce dos alunos nos cenários reais de práticas dos serviços de saúde, em Natal (RN). Os poemas foram recitados após a execução de projetos de intervenção na comunidade e foram analisadas, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), as narrativas reflexivas discentes contidas em portfólios de aprendizagem. A interpretação dos resultados foi feita a partir da abstração na Teoria da Dádiva (Dom). Verificamos que esta prática estimulou um circuito de trocas positivas, integrando instrumentos formais da ciência com a realidade social, numa perspectiva interativa centrada no desenvolvimento de habilidades comunicativas, dialógicas e de solidariedade reflexiva frente a situações comuns."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-07: SAÚDE COLETIVA"
    "palavra_chave" => "RETROALIMENTAÇÃO, SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTÊNCIA, DÁDIVA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA7_ID773_24042016101147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO MELO"
    "autor_email" => "ricardohvm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18783
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 773
    "titulo" => "A DÁDIVA DA POESIA COMO INSTRUMENTO DE FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE"
    "resumo" => "Este texto relata a experiência de uso do instrumento denominado Síntese Poética enquanto ferramenta para fornecimento de feedback (retroalimentação) motivador no processo ensino/aprendizagem na formação em saúde. Os cenários da vivência estão contextualizados na articulação entre Academia, Comunidade e Estratégia Saúde da Família, durante as ações da Atividade Integrada de Educação Saúde e Cidadania (SACI), e do Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde (POTI), nos cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estas disciplinas são ofertadas durante o primeiro e segundo períodos letivos, contribuindo para a inserção precoce dos alunos nos cenários reais de práticas dos serviços de saúde, em Natal (RN). Os poemas foram recitados após a execução de projetos de intervenção na comunidade e foram analisadas, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), as narrativas reflexivas discentes contidas em portfólios de aprendizagem. A interpretação dos resultados foi feita a partir da abstração na Teoria da Dádiva (Dom). Verificamos que esta prática estimulou um circuito de trocas positivas, integrando instrumentos formais da ciência com a realidade social, numa perspectiva interativa centrada no desenvolvimento de habilidades comunicativas, dialógicas e de solidariedade reflexiva frente a situações comuns."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-07: SAÚDE COLETIVA"
    "palavra_chave" => "RETROALIMENTAÇÃO, SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTÊNCIA, DÁDIVA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA7_ID773_24042016101147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO MELO"
    "autor_email" => "ricardohvm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

Este texto relata a experiência de uso do instrumento denominado Síntese Poética enquanto ferramenta para fornecimento de feedback (retroalimentação) motivador no processo ensino/aprendizagem na formação em saúde. Os cenários da vivência estão contextualizados na articulação entre Academia, Comunidade e Estratégia Saúde da Família, durante as ações da Atividade Integrada de Educação Saúde e Cidadania (SACI), e do Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde (POTI), nos cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estas disciplinas são ofertadas durante o primeiro e segundo períodos letivos, contribuindo para a inserção precoce dos alunos nos cenários reais de práticas dos serviços de saúde, em Natal (RN). Os poemas foram recitados após a execução de projetos de intervenção na comunidade e foram analisadas, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), as narrativas reflexivas discentes contidas em portfólios de aprendizagem. A interpretação dos resultados foi feita a partir da abstração na Teoria da Dádiva (Dom). Verificamos que esta prática estimulou um circuito de trocas positivas, integrando instrumentos formais da ciência com a realidade social, numa perspectiva interativa centrada no desenvolvimento de habilidades comunicativas, dialógicas e de solidariedade reflexiva frente a situações comuns.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.