Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

Visualizações: 186
O CURRÍCULO ENTRE A MÍDIA, O BRINQUEDO E A POLÍTICA DO CORPO: A BONECA BARBIE E OS ESTEREÓTIPOS SOCIAIS, CULTURAIS E CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, BARBIE, ESTEREÓTIPOS, POLÍTICA DO CORPO Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidades e Educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexão em torno do currículo na Educação infantil, mas especificamente acerca da relação com a mídia e o brinquedo, enfatizando a influência da boneca Barbie na construção e reprodução de estereótipos socioculturais e corporais. Para tanto foi realizado um estudo bibliográfico e rodas de diálogos com crianças de uma turma de educação infantil em Maceió-AL, afim de compreender as relações sociais midiáticas no processo de ensino-aprendizagem, como na construção de simbologias e identidades subjetivas. Concluímos que a coeducação tem um papel fundamental na intervenção e combate as desigualdades, exclusões e preconceitos proporcionados pelo controle e alienação estética em meninas e meninos desde as suas infâncias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.