Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZANDO A CALCULADORA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Matemática
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18276
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 553
    "titulo" => "UTILIZANDO A CALCULADORA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho relata a aplicação de uma oficina utilizando como ferramenta pedagógica, a calculadora, onde o nosso intuito principal constituiu em mostrar aos alunos formas de utilizar a calculadora como uma ferramenta que estimule e facilite o aprendizado de matemática, com o objetivo de não apenas calcular, mas de demonstrar como funcionam padrões e repetições. Esta oficina foi desenvolvida em quatros momentos, durante uma semana, com 30 alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues, uma escola pública localizada no município de Boqueirão - PB, no ano letivo de 2016. Com o objetivo de relacionar o uso da calculadora com o aprendizado de conteúdos matemáticos. Com a realização desta oficina, percebemos que alguns alunos tinham bastante dificuldade na interpretação das atividades propostas na apostila, pois enquanto os alunos usavam a calculadora afirmavam que não estavam sabendo responder ao exercício, pois pensavam que a calculadora dava as respostas das questões diretamente. Portanto, percebemos que esta é uma ferramenta e que pode ser explorado cada vez mais como recurso educacional, sobretudo nas aulas de Matemática. Foi muito gratificante ver os estudantes aprendendo a matemática de uma maneira mais atrativa e eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID553_04052016231149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDDA MAYARA ARAUJO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDDA"
    "autor_email" => "amanddamacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18276
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 553
    "titulo" => "UTILIZANDO A CALCULADORA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho relata a aplicação de uma oficina utilizando como ferramenta pedagógica, a calculadora, onde o nosso intuito principal constituiu em mostrar aos alunos formas de utilizar a calculadora como uma ferramenta que estimule e facilite o aprendizado de matemática, com o objetivo de não apenas calcular, mas de demonstrar como funcionam padrões e repetições. Esta oficina foi desenvolvida em quatros momentos, durante uma semana, com 30 alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues, uma escola pública localizada no município de Boqueirão - PB, no ano letivo de 2016. Com o objetivo de relacionar o uso da calculadora com o aprendizado de conteúdos matemáticos. Com a realização desta oficina, percebemos que alguns alunos tinham bastante dificuldade na interpretação das atividades propostas na apostila, pois enquanto os alunos usavam a calculadora afirmavam que não estavam sabendo responder ao exercício, pois pensavam que a calculadora dava as respostas das questões diretamente. Portanto, percebemos que esta é uma ferramenta e que pode ser explorado cada vez mais como recurso educacional, sobretudo nas aulas de Matemática. Foi muito gratificante ver os estudantes aprendendo a matemática de uma maneira mais atrativa e eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID553_04052016231149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDDA MAYARA ARAUJO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDDA"
    "autor_email" => "amanddamacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Este trabalho relata a aplicação de uma oficina utilizando como ferramenta pedagógica, a calculadora, onde o nosso intuito principal constituiu em mostrar aos alunos formas de utilizar a calculadora como uma ferramenta que estimule e facilite o aprendizado de matemática, com o objetivo de não apenas calcular, mas de demonstrar como funcionam padrões e repetições. Esta oficina foi desenvolvida em quatros momentos, durante uma semana, com 30 alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues, uma escola pública localizada no município de Boqueirão - PB, no ano letivo de 2016. Com o objetivo de relacionar o uso da calculadora com o aprendizado de conteúdos matemáticos. Com a realização desta oficina, percebemos que alguns alunos tinham bastante dificuldade na interpretação das atividades propostas na apostila, pois enquanto os alunos usavam a calculadora afirmavam que não estavam sabendo responder ao exercício, pois pensavam que a calculadora dava as respostas das questões diretamente. Portanto, percebemos que esta é uma ferramenta e que pode ser explorado cada vez mais como recurso educacional, sobretudo nas aulas de Matemática. Foi muito gratificante ver os estudantes aprendendo a matemática de uma maneira mais atrativa e eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.