Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL A PARTIR DO SOFTWARE CROCODILE CHEMISTRY PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS, SOFTWARES, FUNÇÕES INORGÂNICAS Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Nos dias atuais, estamos vivenciando mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico, que consequentemente vem afetando os modos de ensinar e aprender no espaço escolar. A utilização das TIC se enquadra como instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento, sendo capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa. A utilização de softwares educacionais tem sido evidenciada por muitos pesquisadores, como ferramentas que podem contribuir na aprendizagem dos conceitos científicos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática auxiliada pelo uso de um software educacional (Crocodile Chemistry) para o estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases) com 12 estudantes de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado à escala de Likert contendo quatro itens para análise da proposta didática por parte dos alunos do Ensino Médio. Os dados foram representados em gráficos e em seguida foram interpretados, articulando com os referenciais teóricos da área de estudo. Os resultados revelam que os alunos do ensino médio avaliaram positivamente a proposta didática a partir do uso do software, o que contribuiu para despertar motivação e interesse pelo estudo das Funções Inorgânicas no contexto da Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.