Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONTEXTUALIZAÇÃO Pôster (PO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18219
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 577
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "Os conhecimentos químicos só começam ser trabalhados de maneira mais explicita em ciências naturais, no último ano do ensino fundamental. Neste contexto, os estudantes começam a perceber a química como disciplina difícil em que a aprendizagem é uma tarefa árdua e difícil, totalmente desvinculada de sua realidade, pois a maioria das aulas é marcada pela manutenção do “conteudismo”, principal característica do ensino do tipo transmissão – recepção. Ante o exposto, o presente trabalho teve, por objetivo, realizar uma sondagem dos conhecimentos dos discentes do 9º ano do ensino fundamental sobre as transformações químicas. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Arara – PB, em uma escola pública estadual que atua com o ensino fundamental; o público alvo foram 25 alunos do 9º ano. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi feito por meio de um questionário. Os resultados mostraram que houve um bom percentual de acertos em relação às questões propostas. Desse modo, conclui-se que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa assimilou com mais facilidade o conteúdo de transformação química, visto que os exemplos propostos eram do dia – a – dia dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID55_17052016214113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO"
    "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18219
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 577
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "Os conhecimentos químicos só começam ser trabalhados de maneira mais explicita em ciências naturais, no último ano do ensino fundamental. Neste contexto, os estudantes começam a perceber a química como disciplina difícil em que a aprendizagem é uma tarefa árdua e difícil, totalmente desvinculada de sua realidade, pois a maioria das aulas é marcada pela manutenção do “conteudismo”, principal característica do ensino do tipo transmissão – recepção. Ante o exposto, o presente trabalho teve, por objetivo, realizar uma sondagem dos conhecimentos dos discentes do 9º ano do ensino fundamental sobre as transformações químicas. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Arara – PB, em uma escola pública estadual que atua com o ensino fundamental; o público alvo foram 25 alunos do 9º ano. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi feito por meio de um questionário. Os resultados mostraram que houve um bom percentual de acertos em relação às questões propostas. Desse modo, conclui-se que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa assimilou com mais facilidade o conteúdo de transformação química, visto que os exemplos propostos eram do dia – a – dia dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID55_17052016214113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO"
    "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Os conhecimentos químicos só começam ser trabalhados de maneira mais explicita em ciências naturais, no último ano do ensino fundamental. Neste contexto, os estudantes começam a perceber a química como disciplina difícil em que a aprendizagem é uma tarefa árdua e difícil, totalmente desvinculada de sua realidade, pois a maioria das aulas é marcada pela manutenção do “conteudismo”, principal característica do ensino do tipo transmissão – recepção. Ante o exposto, o presente trabalho teve, por objetivo, realizar uma sondagem dos conhecimentos dos discentes do 9º ano do ensino fundamental sobre as transformações químicas. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Arara – PB, em uma escola pública estadual que atua com o ensino fundamental; o público alvo foram 25 alunos do 9º ano. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi feito por meio de um questionário. Os resultados mostraram que houve um bom percentual de acertos em relação às questões propostas. Desse modo, conclui-se que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa assimilou com mais facilidade o conteúdo de transformação química, visto que os exemplos propostos eram do dia – a – dia dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.