Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA TRANSFORMAM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO EM PESQUISADORES?

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, INSTITUTOS FEDERAIS, PESQUISA, BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Com o intuito de fortalecer o processo de disseminação das informações, conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica tecnológica dos estudantes, o governo federal, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), tem buscado incentivar o desenvolvimento das competências relativas a pesquisa, ainda no ensino médio. Entretanto, grande parte das escolas ainda está focada em um sistema tradicional no qual ocorre a transmissão de conteúdos desconexos e sem sentido para a maioria dos alunos. Este trabalho tem a finalidade de avaliar a percepção de estudantes do ensino médio tecnológico quanto aos processo de produção da ciência. O estudo é exploratório e descritivo, portanto, trata-se de uma pesquisa empírico – descritiva. Foram entrevistados 98 estudantes do ensino médio tecnológico integrado dos cursos de Informática, Geologia e Edificações em um Instituto Federal de Educação. Os entrevistados apresentaram faixa etária variando de 13 a 18 anos. Quando arguidos sobre o que seria ciência, 92% entrevistados apresentaram uma visão romancista da ciência. 98% dos alunos definiram pesquisador como alguém que estuda, 2% acreditam que pesquisadores fazem descobertas. Nenhum dos entrevistados demonstrou em suas respostas associação entre as atribuições dos cientistas e a resolução de problemas atuais. motivados a citar temas que eles gostariam de pesquisar. Apenas 35% apresentaram interesse em estudar questões práticas, sendo essas a cura de doenças raras e do câncer. A maioria, 65% apresentaram respostas pouco objetivas, sendo os interesses citados estudos os animais e a natureza. É um desafio dos professores de educação básica, promover a divulgação científica sem cair no reducionismo e banalização dos conteúdos científicos e tecnológicos, propiciando uma cultura científica que capacite os cidadãos a discursarem livremente sobre ciências, com o mínimo de noção sobre os processos e implicações da ciência em seu cotidiano.

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