PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA TRANSFORMAM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO EM PESQUISADORES?
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18187 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 647 "inscrito_id" => 510 "titulo" => "PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA TRANSFORMAM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO EM PESQUISADORES?" "resumo" => "Com o intuito de fortalecer o processo de disseminação das informações, conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica tecnológica dos estudantes, o governo federal, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), tem buscado incentivar o desenvolvimento das competências relativas a pesquisa, ainda no ensino médio. Entretanto, grande parte das escolas ainda está focada em um sistema tradicional no qual ocorre a transmissão de conteúdos desconexos e sem sentido para a maioria dos alunos. Este trabalho tem a finalidade de avaliar a percepção de estudantes do ensino médio tecnológico quanto aos processo de produção da ciência. O estudo é exploratório e descritivo, portanto, trata-se de uma pesquisa empírico – descritiva. Foram entrevistados 98 estudantes do ensino médio tecnológico integrado dos cursos de Informática, Geologia e Edificações em um Instituto Federal de Educação. Os entrevistados apresentaram faixa etária variando de 13 a 18 anos. Quando arguidos sobre o que seria ciência, 92% entrevistados apresentaram uma visão romancista da ciência. 98% dos alunos definiram pesquisador como alguém que estuda, 2% acreditam que pesquisadores fazem descobertas. Nenhum dos entrevistados demonstrou em suas respostas associação entre as atribuições dos cientistas e a resolução de problemas atuais. motivados a citar temas que eles gostariam de pesquisar. Apenas 35% apresentaram interesse em estudar questões práticas, sendo essas a cura de doenças raras e do câncer. A maioria, 65% apresentaram respostas pouco objetivas, sendo os interesses citados estudos os animais e a natureza. É um desafio dos professores de educação básica, promover a divulgação científica sem cair no reducionismo e banalização dos conteúdos científicos e tecnológicos, propiciando uma cultura científica que capacite os cidadãos a discursarem livremente sobre ciências, com o mínimo de noção sobre os processos e implicações da ciência em seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, INSTITUTOS FEDERAIS, PESQUISA, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID510_17052016235019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELE FRANÇA NERY" "autor_nome_curto" => "JANIELE" "autor_email" => "janiele.biologa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18187 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 647 "inscrito_id" => 510 "titulo" => "PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA TRANSFORMAM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO EM PESQUISADORES?" "resumo" => "Com o intuito de fortalecer o processo de disseminação das informações, conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica tecnológica dos estudantes, o governo federal, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), tem buscado incentivar o desenvolvimento das competências relativas a pesquisa, ainda no ensino médio. Entretanto, grande parte das escolas ainda está focada em um sistema tradicional no qual ocorre a transmissão de conteúdos desconexos e sem sentido para a maioria dos alunos. Este trabalho tem a finalidade de avaliar a percepção de estudantes do ensino médio tecnológico quanto aos processo de produção da ciência. O estudo é exploratório e descritivo, portanto, trata-se de uma pesquisa empírico – descritiva. Foram entrevistados 98 estudantes do ensino médio tecnológico integrado dos cursos de Informática, Geologia e Edificações em um Instituto Federal de Educação. Os entrevistados apresentaram faixa etária variando de 13 a 18 anos. Quando arguidos sobre o que seria ciência, 92% entrevistados apresentaram uma visão romancista da ciência. 98% dos alunos definiram pesquisador como alguém que estuda, 2% acreditam que pesquisadores fazem descobertas. Nenhum dos entrevistados demonstrou em suas respostas associação entre as atribuições dos cientistas e a resolução de problemas atuais. motivados a citar temas que eles gostariam de pesquisar. Apenas 35% apresentaram interesse em estudar questões práticas, sendo essas a cura de doenças raras e do câncer. A maioria, 65% apresentaram respostas pouco objetivas, sendo os interesses citados estudos os animais e a natureza. É um desafio dos professores de educação básica, promover a divulgação científica sem cair no reducionismo e banalização dos conteúdos científicos e tecnológicos, propiciando uma cultura científica que capacite os cidadãos a discursarem livremente sobre ciências, com o mínimo de noção sobre os processos e implicações da ciência em seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, INSTITUTOS FEDERAIS, PESQUISA, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID510_17052016235019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELE FRANÇA NERY" "autor_nome_curto" => "JANIELE" "autor_email" => "janiele.biologa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }