O presente trabalho tem como objetivo destacar os benefícios referentes a monitoria acadêmica e avaliar as interferências realizadas pelas atividades do monitor em conjunto com o docente para o alunado. Inferindo resultados positivos através da comparação de dados referentes a doze semestres letivos, compreendendo os períodos de 2009.1 a 2014.2. Diz-se a respeito especificamente da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada no curso de graduação de Engenharia de Materiais na Universidade Federal da Paraíba durante o semestre 2015.1. A monitoria acadêmica oferecida pela UFPB é uma atividade não obrigatória ao currículo pleno do Curso de Engenharia de materiais. Consiste em um exercício acadêmico com carga horária de 12 horas semanais. No intervalo estudado, os períodos cujos exercícios da monitoria estavam presentes, constatou-se rendimentos proeminentes. Nos semestres 2012.1 e 2012.2 houve aumento nas médias dos estudantes aprovados e os períodos 2013.2, 2014.1 e 2014.2 não obtiveram reprovações. No semestre 2015.1 foram realizadas, com prévio planejamento do professor e monitor, atividades com o intuito de estimular as habilidades práticas referentes a disciplina e à graduação, tais como: apresentações orais com enfoque nos moldes científicos, aulas práticas em laboratório, oficinas de elaboração de material científico e foi possível detectar através das mesmas, maior domínio das normas acadêmicas para elaboração do relatório técnico, utilizado como atividade avaliativa da disciplina e enriquecimento da pesquisa bibliográfica aplicada ao relatório, através do manuseio correto das ferramentas de buscas confiáveis no meio acadêmico. Dados os resultados benéficos, a monitoria em cooperação com a docência se caracteriza como eficiente ferramenta da majoração do conhecimento acadêmico, provocando melhorias tanto no âmbito da relação professor/monitor, quanto na relação aluno/monitor e deve ser incentivada, tanto por parte dos alunos quanto dos professores.