Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O PNLD-2015 DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SABERES MOBILIZADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO.

Palavra-chaves: PESQUISA EDUCACIONAL, SABERES DOCENTES, PNLD-2015, LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18114
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 1782
    "titulo" => "O PNLD-2015 DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SABERES MOBILIZADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO."
    "resumo" => "Nos últimos anos, o governo federal investe vultosas quantias no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) que avalia e adquire Livros Didáticos (LD) das disciplinas escolares da educação básica. A pesquisa tem como objetivo investigar os saberes docentes mobilizados por professores do ensino médio ao realizarem a seleção do LD de Biologia (PNLD-2015) a ser adotada pela escola. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual de ensino médio do município de Itapipoca, Ceará, em duas etapas: a primeira consistiu na coleta de dados a partir de um questionário com 05 perguntas abertas, respondido por 28 docentes de áreas diversas, seguida de uma entrevista semiestruturada com 03 professores da disciplina de Biologia; a segunda etapa consistiu na análise dos dados, que foi realizada a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados possibilitaram verificar a predominância dos saberes disciplinares, curriculares e da ação pedagógica no processo de seleção de LD no contexto do PNLD, identificando-se uma dependência das informações presentes no Guia do Livro Didático fornecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também foi possível compreender os fatores ligados à sensação de inadequação do LD selecionado ao projeto pedagógico da escola campo da investigação. Dessa forma, defende-se a importância de se investir, na formação inicial e continuada dos professores, no incremento do processo de análise e avaliação de materiais didáticos, em especial os LD; como também, a ampliação do tempo para o processo de análise e seleção dos livros a serem adotados pelas escolas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "PESQUISA EDUCACIONAL, SABERES DOCENTES, PNLD-2015, LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1782_05052016123245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLY DA SILVA PATRICIO"
    "autor_nome_curto" => "GISELLY "
    "autor_email" => "gspfacedi@gmail.com"
    "autor_ies" => "EEF LINA BERTOLINI E CEI TIO ARNALDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18114
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 1782
    "titulo" => "O PNLD-2015 DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SABERES MOBILIZADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO."
    "resumo" => "Nos últimos anos, o governo federal investe vultosas quantias no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) que avalia e adquire Livros Didáticos (LD) das disciplinas escolares da educação básica. A pesquisa tem como objetivo investigar os saberes docentes mobilizados por professores do ensino médio ao realizarem a seleção do LD de Biologia (PNLD-2015) a ser adotada pela escola. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual de ensino médio do município de Itapipoca, Ceará, em duas etapas: a primeira consistiu na coleta de dados a partir de um questionário com 05 perguntas abertas, respondido por 28 docentes de áreas diversas, seguida de uma entrevista semiestruturada com 03 professores da disciplina de Biologia; a segunda etapa consistiu na análise dos dados, que foi realizada a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados possibilitaram verificar a predominância dos saberes disciplinares, curriculares e da ação pedagógica no processo de seleção de LD no contexto do PNLD, identificando-se uma dependência das informações presentes no Guia do Livro Didático fornecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também foi possível compreender os fatores ligados à sensação de inadequação do LD selecionado ao projeto pedagógico da escola campo da investigação. Dessa forma, defende-se a importância de se investir, na formação inicial e continuada dos professores, no incremento do processo de análise e avaliação de materiais didáticos, em especial os LD; como também, a ampliação do tempo para o processo de análise e seleção dos livros a serem adotados pelas escolas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "PESQUISA EDUCACIONAL, SABERES DOCENTES, PNLD-2015, LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1782_05052016123245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLY DA SILVA PATRICIO"
    "autor_nome_curto" => "GISELLY "
    "autor_email" => "gspfacedi@gmail.com"
    "autor_ies" => "EEF LINA BERTOLINI E CEI TIO ARNALDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Nos últimos anos, o governo federal investe vultosas quantias no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) que avalia e adquire Livros Didáticos (LD) das disciplinas escolares da educação básica. A pesquisa tem como objetivo investigar os saberes docentes mobilizados por professores do ensino médio ao realizarem a seleção do LD de Biologia (PNLD-2015) a ser adotada pela escola. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual de ensino médio do município de Itapipoca, Ceará, em duas etapas: a primeira consistiu na coleta de dados a partir de um questionário com 05 perguntas abertas, respondido por 28 docentes de áreas diversas, seguida de uma entrevista semiestruturada com 03 professores da disciplina de Biologia; a segunda etapa consistiu na análise dos dados, que foi realizada a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados possibilitaram verificar a predominância dos saberes disciplinares, curriculares e da ação pedagógica no processo de seleção de LD no contexto do PNLD, identificando-se uma dependência das informações presentes no Guia do Livro Didático fornecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também foi possível compreender os fatores ligados à sensação de inadequação do LD selecionado ao projeto pedagógico da escola campo da investigação. Dessa forma, defende-se a importância de se investir, na formação inicial e continuada dos professores, no incremento do processo de análise e avaliação de materiais didáticos, em especial os LD; como também, a ampliação do tempo para o processo de análise e seleção dos livros a serem adotados pelas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.