O JOGO LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: REFLETINDO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RECIFE/PE
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Por continuar sendo a tendência de ensino mais utilizada por professores de escolas públicas, a prática pedagógica tradicional tem configurado um cenário no qual o aluno se torna passivo na construção dos conhecimentos. Tal tendência vem afetando o interesse e impedido a participação ativa de alunos nas aulas. Diante do apontado, o trabalho foi desenvolvido junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural de Pernambuco em uma escola pública estadual situada na região metropolitana do Recife/PE. A metodologia dessa pesquisa encontra-se acolhida nos pressupostos da pesquisa-ação e compreendeu as seguintes etapas: i) observações de aulas de ciências; ii) aplicação de questionário diagnóstico; iii) produção e aplicação do jogo lúdico; iv) discussão para avaliar a contribuição do recurso didático-pedagógico. Os sujeitos de pesquisa foram 21 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 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