Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS SEQUENCIAS DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: INVESTIGANDO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Biologia
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17827
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 20
    "titulo" => "AS SEQUENCIAS DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: INVESTIGANDO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Na prática docente o planejamento das aulas é essencial para a sistematização do conteúdo e o desenvolvimento da aula, uma das formas de planejamento utilizada é a Sequência Didática (SD) a qual consiste na organização e estruturação dos conteúdos e das atividades propostas pelo professor. Por vezes, o Ensino de Biologia apresenta um caráter, erroneamente, de Ciência pronta e acabada utilizando-se de termos difíceis e práticas de ensino que estimulam apenas a memorização, por esse motivo, é necessário o professor superar essas práticas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem elaborando atividades que possibilitem os alunos a compreensão do conteúdo e que os mesmos possam relaciona-los com o seu cotidiano.  Através de observações realizadas durante aulas de Biologia de uma escola pública da cidade do Recife, este trabalho objetivou a elaboração de duas SDs as quais constituem como estratégias didáticas que possibilitam a contextualização do conteúdo com o intuito de averiguar a aquisição do conhecimento dos alunos. Estas sequências tiveram como foco os assuntos Divisão Celular e Reino Plantae. Após a aplicação das SDs foi realizada uma verificação da aprendizagem com os alunos e os resultados são revelados adiante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID20_17052016075536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍZA NAYARA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAÍZA MELO"
    "autor_email" => "raay.melo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17827
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 20
    "titulo" => "AS SEQUENCIAS DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: INVESTIGANDO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Na prática docente o planejamento das aulas é essencial para a sistematização do conteúdo e o desenvolvimento da aula, uma das formas de planejamento utilizada é a Sequência Didática (SD) a qual consiste na organização e estruturação dos conteúdos e das atividades propostas pelo professor. Por vezes, o Ensino de Biologia apresenta um caráter, erroneamente, de Ciência pronta e acabada utilizando-se de termos difíceis e práticas de ensino que estimulam apenas a memorização, por esse motivo, é necessário o professor superar essas práticas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem elaborando atividades que possibilitem os alunos a compreensão do conteúdo e que os mesmos possam relaciona-los com o seu cotidiano.  Através de observações realizadas durante aulas de Biologia de uma escola pública da cidade do Recife, este trabalho objetivou a elaboração de duas SDs as quais constituem como estratégias didáticas que possibilitam a contextualização do conteúdo com o intuito de averiguar a aquisição do conhecimento dos alunos. Estas sequências tiveram como foco os assuntos Divisão Celular e Reino Plantae. Após a aplicação das SDs foi realizada uma verificação da aprendizagem com os alunos e os resultados são revelados adiante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID20_17052016075536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍZA NAYARA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAÍZA MELO"
    "autor_email" => "raay.melo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Na prática docente o planejamento das aulas é essencial para a sistematização do conteúdo e o desenvolvimento da aula, uma das formas de planejamento utilizada é a Sequência Didática (SD) a qual consiste na organização e estruturação dos conteúdos e das atividades propostas pelo professor. Por vezes, o Ensino de Biologia apresenta um caráter, erroneamente, de Ciência pronta e acabada utilizando-se de termos difíceis e práticas de ensino que estimulam apenas a memorização, por esse motivo, é necessário o professor superar essas práticas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem elaborando atividades que possibilitem os alunos a compreensão do conteúdo e que os mesmos possam relaciona-los com o seu cotidiano. Através de observações realizadas durante aulas de Biologia de uma escola pública da cidade do Recife, este trabalho objetivou a elaboração de duas SDs as quais constituem como estratégias didáticas que possibilitam a contextualização do conteúdo com o intuito de averiguar a aquisição do conhecimento dos alunos. Estas sequências tiveram como foco os assuntos Divisão Celular e Reino Plantae. Após a aplicação das SDs foi realizada uma verificação da aprendizagem com os alunos e os resultados são revelados adiante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.