MAIA, Rachel Azevedo et al.. Mapeamento e análise nas questões do enem sobre química. Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/18079>. Acesso em: 22/11/2024 14:59
No contexto de crescimento e atendimento exponencial de alunos, a avaliação padronizada do sistema se apresenta como prática de fundamental importância, uma vez que fornece ao poder governamental parâmetros necessários para o balizamento da qualidade do ensino oferecido ao público. Com base nisso o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge no cenário nacional brasileiro como potencial instrumento para subsidiar o poder público na proposição e implementação de políticas voltadas para melhoria do ensino nesse segmento, assim como para as práticas pedagógicas dos professores. O ENEM é considerado um instrumento avaliativo oficial que tem estimulado a consecução de ações pedagógicas baseadas na interdisciplinaridade e na contextualização, requisitos fundamentais para uma nova perspectiva educacional. Essa avaliação procura valorizar o raciocínio lógico e a capacidade de converter informações em conhecimento do aluno através de questões que colocam os estudantes frente a situações-problema e valorizando sua autonomia para fazer escolhas e tomar decisões, atendendo as orientações dos PCNEM e os PCN+ (CARVALHO; FONSECA, 2014). Com essa perspectiva, envidamos esforços na análise das questões de química constantes no ENEM, com o objetivo de examinar se a interdisciplinaridade e a contextualização são contempladas nelas e, caso afirmativo, como isso ocorre. Para isso, selecionamos os exames realizados nos anos de 2010 a 2015.