Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MONITORIA ESCOLAR: MÉTODO DE ENSINO EFICAZ E DESAFIO PARA O PIBID DE FÍSICA-EAD DA UFT

Palavra-chaves: MONITORIA, ENSINO DE FÍSICA, DESAFIO Comunicação Oral (CO) Ensino de Física Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Considerando a necessidade de ações que contribuam para a melhoria do processo de ensino no Brasil, em cidades atendidas pelo programa PIBID/Física EAD da UFT, foi realizada uma pesquisa quantitativa para averiguar a opinião dos alunos em 04 escolas públicas do estado do Tocantins, nas cidades de Palmas, Gurupi, Ananás e Araguatins atendidas pelo PIBID/Física. Os bolsistas aplicaram em cada escola um questionário para os estudantes á respeito da viabilidade de aulas de monitoria de física como reforço escolar. Participaram da pesquisa um total de 1.179 estudantes de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino básico das 04 escolas. Verificou-se com o levantamento que a maioria dos alunos se interessou por aulas de reforço fora do horário de aula, afirmando que iriam participar desta, caso fosse oferecida. Após a avaliação da viabilidade, os bolsistas começaram as ações no contra turno. Os alunos participantes em Palmas e Gurupi obtiveram melhorias de aprendizagem em Física porém a participação foi reduzida em Palmas, pois muitos alunos executavam outras tarefas no contra turno, e expressiva em Gurupi. Já em Ananás e Araguatins, a participação foi pouco expressiva, pois houve obstáculos como falta de interesse, distância da escola, trabalho no contra turno entre outros. A ação de monitoria foi um desafio para os bolsistas das 04 escolas, pois apesar de ser um método eficaz de ensino, teve que aos poucos ser substituída por ações no período de aula para atender a demanda de alunos que não frequentavam a monitoria, respeitando as diversidades em cada escola.

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