O uso de estratégias de ensino alternativas são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. É importante que os professores estejam dispostos a introduzir métodos de ensino variados, de forma que a monotonia na abordagem do conteúdo seja evitada. Os professores tendem a reproduzir a educação que eles receberam enquanto eram estudantes, geralmente baseada no ensino tradicional. O conhecimento adquirido em relação à prática em sala de aula é refletido nas atitudes, comportamento e linguagem do professor. A adoção de novas metodologias em sala de aula ajuda os alunos a manterem a atenção e concentração no conteúdo, além de aumentar a motivação dos mesmos na busca de conhecimentos. O objetivo geral do estudo foi analisar a eficiência da aplicação de paródias no ensino de Evolução Biológica. Para testar o método foram coletados os dados antes e depois da aplicação da metodologia e, em seguida, a comparação foi realizada. Foi observado que os estudantes apresentaram reestruturações do conhecimento após a aplicação da metodologia, demonstrando que o método foi eficiente no auxílio da aprendizagem. Na análise estatística foi utilizado o método de Monte Carlo que demonstrou que os resultados são significativos. Com isso, é importante que os professores tenham uma visão ampla acerca da educação de suas respectivas matérias, especialmente da disciplina de Biologia, como foi tratado no trabalho. A atitude do professor na educação em sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem deve motivar os alunos a se aprofundar nos respectivos temas que estão sendo lecionados, o que não é tão perceptível nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. Aprofundar o conhecimento requer novas metodologias que instiguem o aluno a fazer isso e o presente trabalho proporcionou uma sugestão para tal aprofundamento desejado.