Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, MODELO TRIDIMENCIONAL, FAMÍLIA MYRTACEAE Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18084
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 1879
    "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL"
    "resumo" => "O ensino de Morfologia vegetal, bem como o ensino de Botânica no ensino fundamental, médio e superior é marcado por uma série de problemáticas. É evidente a falta de interesse dos alunos pelo conteúdo que ocorre principalmente devido à falta de percepção dos discente da relação que o Homem possui com as plantas, desde os primórdios até os dias de hoje. Outra problemática é que o ensino de botânica é transmitido de maneira exclusivamente teórica, expositiva, principalmente no ensino fundamental e médio muitas vezes de forma descontextualizada e fragmentada, tornando os temas de morfologia vegetal e botânica abstratos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo tornar o ensino de botânica e morfologia vegetal mais concreto através de material didático tridimensional para experiência de maneira demonstrativa e contextualizada das partes da flor, filotaxia, bem como folhas e suas partes. Para essa finalidade foi escolhida a família Myrtaceae que apresenta elevada relevância na economia. Essa atividade foi desenvolvida na disciplina de Diversidade de Plantas com Sementes, disciplina obrigatória do 4° período do curso de Licenciatura, em Ciências Biológicas com intuito de compilar diversas famílias de importância econômicas com uma Feira de Conhecimentos. Esse evento integrou estudantes do Ensino Médio e contribuiu para formação complementar do Licenciando em Ciências Biológicas. O trabalho foi desenvolvido de maneira interdisciplinar permitindo que a aluna do 2° ano do ensino médio pudesse concretizar seus conhecimentos sobre a morfologia vegetal. Posteriormente, durante a apresentação do trabalho observou-se o interesse dos ouvintes, estudantes do Ensino Médio e Licenciandos em Ciências Biológicas pelos modelos tridimensionais representando as principais características da família e sua importância econômica, farmacêutica e histórica, de forma concreta contextualizada. Por fim podemos observar a importância da contextualização e aproximação, bem com a concretização que o modelo tridimensional pode propiciar, bem como ser ponto de partida a explanação da importância das plantas para o homem desde a da sua relação ecológica bem como sua importância para a história da humanidade além de ser de fundamental importância para a formação do Licenciado em Ciências Biológicas e propiciar para os estudantes de ensino fundamental e médio a alfabetização científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, MODELO TRIDIMENCIONAL, FAMÍLIA MYRTACEAE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1879_05052016164322.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO VITOR VIEIRA DA CUNHA DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO VITOR"
    "autor_email" => "pedro_vitorvieira@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18084
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 1879
    "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL"
    "resumo" => "O ensino de Morfologia vegetal, bem como o ensino de Botânica no ensino fundamental, médio e superior é marcado por uma série de problemáticas. É evidente a falta de interesse dos alunos pelo conteúdo que ocorre principalmente devido à falta de percepção dos discente da relação que o Homem possui com as plantas, desde os primórdios até os dias de hoje. Outra problemática é que o ensino de botânica é transmitido de maneira exclusivamente teórica, expositiva, principalmente no ensino fundamental e médio muitas vezes de forma descontextualizada e fragmentada, tornando os temas de morfologia vegetal e botânica abstratos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo tornar o ensino de botânica e morfologia vegetal mais concreto através de material didático tridimensional para experiência de maneira demonstrativa e contextualizada das partes da flor, filotaxia, bem como folhas e suas partes. Para essa finalidade foi escolhida a família Myrtaceae que apresenta elevada relevância na economia. Essa atividade foi desenvolvida na disciplina de Diversidade de Plantas com Sementes, disciplina obrigatória do 4° período do curso de Licenciatura, em Ciências Biológicas com intuito de compilar diversas famílias de importância econômicas com uma Feira de Conhecimentos. Esse evento integrou estudantes do Ensino Médio e contribuiu para formação complementar do Licenciando em Ciências Biológicas. O trabalho foi desenvolvido de maneira interdisciplinar permitindo que a aluna do 2° ano do ensino médio pudesse concretizar seus conhecimentos sobre a morfologia vegetal. Posteriormente, durante a apresentação do trabalho observou-se o interesse dos ouvintes, estudantes do Ensino Médio e Licenciandos em Ciências Biológicas pelos modelos tridimensionais representando as principais características da família e sua importância econômica, farmacêutica e histórica, de forma concreta contextualizada. Por fim podemos observar a importância da contextualização e aproximação, bem com a concretização que o modelo tridimensional pode propiciar, bem como ser ponto de partida a explanação da importância das plantas para o homem desde a da sua relação ecológica bem como sua importância para a história da humanidade além de ser de fundamental importância para a formação do Licenciado em Ciências Biológicas e propiciar para os estudantes de ensino fundamental e médio a alfabetização científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, MODELO TRIDIMENCIONAL, FAMÍLIA MYRTACEAE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1879_05052016164322.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO VITOR VIEIRA DA CUNHA DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO VITOR"
    "autor_email" => "pedro_vitorvieira@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O ensino de Morfologia vegetal, bem como o ensino de Botânica no ensino fundamental, médio e superior é marcado por uma série de problemáticas. É evidente a falta de interesse dos alunos pelo conteúdo que ocorre principalmente devido à falta de percepção dos discente da relação que o Homem possui com as plantas, desde os primórdios até os dias de hoje. Outra problemática é que o ensino de botânica é transmitido de maneira exclusivamente teórica, expositiva, principalmente no ensino fundamental e médio muitas vezes de forma descontextualizada e fragmentada, tornando os temas de morfologia vegetal e botânica abstratos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo tornar o ensino de botânica e morfologia vegetal mais concreto através de material didático tridimensional para experiência de maneira demonstrativa e contextualizada das partes da flor, filotaxia, bem como folhas e suas partes. Para essa finalidade foi escolhida a família Myrtaceae que apresenta elevada relevância na economia. Essa atividade foi desenvolvida na disciplina de Diversidade de Plantas com Sementes, disciplina obrigatória do 4° período do curso de Licenciatura, em Ciências Biológicas com intuito de compilar diversas famílias de importância econômicas com uma Feira de Conhecimentos. Esse evento integrou estudantes do Ensino Médio e contribuiu para formação complementar do Licenciando em Ciências Biológicas. O trabalho foi desenvolvido de maneira interdisciplinar permitindo que a aluna do 2° ano do ensino médio pudesse concretizar seus conhecimentos sobre a morfologia vegetal. Posteriormente, durante a apresentação do trabalho observou-se o interesse dos ouvintes, estudantes do Ensino Médio e Licenciandos em Ciências Biológicas pelos modelos tridimensionais representando as principais características da família e sua importância econômica, farmacêutica e histórica, de forma concreta contextualizada. Por fim podemos observar a importância da contextualização e aproximação, bem com a concretização que o modelo tridimensional pode propiciar, bem como ser ponto de partida a explanação da importância das plantas para o homem desde a da sua relação ecológica bem como sua importância para a história da humanidade além de ser de fundamental importância para a formação do Licenciado em Ciências Biológicas e propiciar para os estudantes de ensino fundamental e médio a alfabetização científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.