Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, PERCEPÇÃO DISCENTE, ESTÁGIO, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O estágio supervisionado contribui diretamente com a formação docente na medida em que insere o licenciando na escola, seu futuro campo de atuação profissional, oferecendo diversas oportunidades de aprendizado, desde a observação de aulas, contato com novas modalidades didáticas e realização de pesquisas que geram dados importantes para sua futura ação docente. Nessa perspectiva, conhecer a percepção dos alunos sobre o ensino de Biologia constitui uma importante forma de contribuição para uma efetiva formação desses futuros profissionais, pois esse levantamento aponta caminhos a serem seguidos buscando resolver as problemáticas encontradas. Foram investigados 56 alunos, das três séries do ensino médio. Durante a pesquisa a grande maioria dos investigados apresentou uma concepção puramente conceitual sobre o ensino de Biologia, e outra grande maioria não soube dar nenhuma definição. A maioria dos alunos classifica a aula de Biologia como “Boa”, mas aponta diversas formas de melhorias e dinamização dessas aulas. Um total de 50% dos alunos não soube relacionar o ensino de Biologia com seu cotidiano. Com relação aos assuntos que os alunos gostariam que fossem mais trabalhados, os conteúdos que abrangem saúde, fisiologia e anatomia humana tiveram um total de 25% de solicitações, seguido do tema “seres vivos” com 18%. Os resultados obtidos nos mostram que o ensino de biologia precisa passar por algumas modificações. Esses dados são importantes para a formação dos futuros docentes, no que diz respeito a como melhorar as aulas, a interação professor-aluno-conteúdo, bem como, saber identificar as dificuldades dos discentes a respeito dos conteúdos de Biologia.

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