Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: REPENSANDO OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO E SEUS IMPACTOS SOBRE OS RECURSOS NATURAIS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS BIOLÓGICOS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, MEIO AMBIENTE, DOCUMENTÁRIOS DIDÁTICOS, CONHECIMENTOS Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Biologia
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      RESUMO\r\n
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      As premissas do desenvolvimento sustentável proporciona uma reflexão crítica acerca da interferência antrópica sobre o meio ambiente. Esta interferência crescente dar-se também por meio do consumismo e uso desordenado dos recursos naturais. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a utilização de documentário didático como recurso de problematização das ações individuais e coletivas sobre os recursos naturais. A pesquisa teve caráter quali-quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados observações, discussões, entrevistas semiestruturadas e participação dos discentes nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam que os documentários subsidiam uma maior discussão e criticidade nos temas transversais como educação ambiental e desenvolvimento sustentável, uma vez que, as experiências vividas e compartilhadas na discussão proporciona que o aluno ultrapasse as barreiras do senso comum e formarem seus próprios conhecimentos.\r\n
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

RESUMO As premissas do desenvolvimento sustentável proporciona uma reflexão crítica acerca da interferência antrópica sobre o meio ambiente. Esta interferência crescente dar-se também por meio do consumismo e uso desordenado dos recursos naturais. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a utilização de documentário didático como recurso de problematização das ações individuais e coletivas sobre os recursos naturais. A pesquisa teve caráter quali-quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados observações, discussões, entrevistas semiestruturadas e participação dos discentes nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam que os documentários subsidiam uma maior discussão e criticidade nos temas transversais como educação ambiental e desenvolvimento sustentável, uma vez que, as experiências vividas e compartilhadas na discussão proporciona que o aluno ultrapasse as barreiras do senso comum e formarem seus próprios conhecimentos. Palavras-Chave: Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente. Documentários didáticos. Conhecimentos.

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