Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O TEATRO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA ABORDAR CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COM FANTOCHES

Palavra-chaves: ENSINO, CIÊNCIAS, TEATRO Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18115
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 151
    "titulo" => "O TEATRO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA ABORDAR CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COM FANTOCHES"
    "resumo" => "Um dos grandes problemas do ensino de ciências pode está na forma da abordagem dos conteúdos em sala de aula, muitas das vezes focada no modelo tradicional de ensino. Apresentamos neste trabalho o resultado de uma investigação com o teatro em sala de aula, com o intuito de ensinar conteúdos de ciências naturais, trabalhado diferentemente do convencional, por meio da aproximação entre a ciência e a arte no contexto da educação formal. Os resultados focam na descrição do estudo empírico, que consistiu, na criação e montagem de um teatro de fantoches, além de uma breve discussão do comportamento dos alunos de uma escola ao presenciaram em sala de aula, temas de ciências, em particular o Sistema Solar por meio dessa abordagem. De acordo com a participação dos alunos aos questionamentos que surgiram durante a apresentação da peça e no momento do debate verificamos que a arte dramatúrgica os envolve demasiadamente, e de forma interativa e dinâmica a construção e apreensão dos conteúdos podem acontecer de forma mais eficaz, tornando-os mais questionadores sobre os temas científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID151_05052016140251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "MORGANA FREIRE"
    "autor_email" => "morganalff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18115
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 151
    "titulo" => "O TEATRO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA ABORDAR CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COM FANTOCHES"
    "resumo" => "Um dos grandes problemas do ensino de ciências pode está na forma da abordagem dos conteúdos em sala de aula, muitas das vezes focada no modelo tradicional de ensino. Apresentamos neste trabalho o resultado de uma investigação com o teatro em sala de aula, com o intuito de ensinar conteúdos de ciências naturais, trabalhado diferentemente do convencional, por meio da aproximação entre a ciência e a arte no contexto da educação formal. Os resultados focam na descrição do estudo empírico, que consistiu, na criação e montagem de um teatro de fantoches, além de uma breve discussão do comportamento dos alunos de uma escola ao presenciaram em sala de aula, temas de ciências, em particular o Sistema Solar por meio dessa abordagem. De acordo com a participação dos alunos aos questionamentos que surgiram durante a apresentação da peça e no momento do debate verificamos que a arte dramatúrgica os envolve demasiadamente, e de forma interativa e dinâmica a construção e apreensão dos conteúdos podem acontecer de forma mais eficaz, tornando-os mais questionadores sobre os temas científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID151_05052016140251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "MORGANA FREIRE"
    "autor_email" => "morganalff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Um dos grandes problemas do ensino de ciências pode está na forma da abordagem dos conteúdos em sala de aula, muitas das vezes focada no modelo tradicional de ensino. Apresentamos neste trabalho o resultado de uma investigação com o teatro em sala de aula, com o intuito de ensinar conteúdos de ciências naturais, trabalhado diferentemente do convencional, por meio da aproximação entre a ciência e a arte no contexto da educação formal. Os resultados focam na descrição do estudo empírico, que consistiu, na criação e montagem de um teatro de fantoches, além de uma breve discussão do comportamento dos alunos de uma escola ao presenciaram em sala de aula, temas de ciências, em particular o Sistema Solar por meio dessa abordagem. De acordo com a participação dos alunos aos questionamentos que surgiram durante a apresentação da peça e no momento do debate verificamos que a arte dramatúrgica os envolve demasiadamente, e de forma interativa e dinâmica a construção e apreensão dos conteúdos podem acontecer de forma mais eficaz, tornando-os mais questionadores sobre os temas científicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.